Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Escritores Portugueses do Séc. XIX – entre o Romantismo e o Realismo



Ainda a tempo de ver:


Escritores Portugueses do Séc. XIX – entre o Romantismo e o Realismo
[ exposição ]
04 a 26 Novembro 2011
Biblioteca Municipal de Ovar

- - - - -
«Escritores Portugueses do Séc. XIX – entre o Romantismo e o Realismo» na Biblioteca Municipal de Ovar
p/c
EXPOSIÇÃO DE EXPRESSÃO PLÁSTICA E DOCUMENTAL na Biblioteca Municipal de Ovar

Divulgo aqui esta Exposição patente na Biblioteca Municipal de Ovar, que deve ser visitada , tendo em devida consideração algumas das belíssimas peças de pintura e escultura produzidas por artistas locais - como Sara Uva, Zélia Merêncio, Fernando Andrade, Adelaide Lérias - executadas propositadamente para esta exposição dedicada a «Escritores Portugueses do Séc. XIX – entre o Romantismo e o Realismo», além de outros trabalhos de fotografia, importantes a título documental - do Eng.º Joaquim Aurélio e da jovem Mariana Costa, por exemplo - evocando Júlio Dinis.
O público terá também patente muita informação de teor histórico-literário e bibliografia sobre os escritores do séc. XIX, que se notabilizaram no período do Romantismo e o Realismo (o Júlio Dinis é considerado por muitos o escritor de transição). Esta Exposição é um projecto relevante quer a nível informativo-educativo, quer a nível artístico. (António Mendes Pinto)
Nesta exposição referem-se alguns momentos estruturantes da História da Literatura Portuguesa, desde o séc. XVI até aos contemporâneos, relevando-se, obviamente, os principais escritores que lhe deram o mote: os da fase do Romantismo, nomeadamente, Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco; os do Realismo, entre os quais, Antero de Quental, Cesário Verde e Eça de Queirós, identificando-se Júlio Dinis como o autor-referência da transição entre um e outro destes profícuos períodos das nossas letras.
Aliás, se a referência a Júlio Dinis, neste contexto literário, seria sempre obrigatória, da evocação do 140º aniversário da sua morte (1839-1871) e da sua incontornável ligação a Ovar decorreu um justo destaque nesta exposição, materializado nos vários trabalhos de fotografia, pintura, desenho, cerâmica e escultura da autoria de Joaquim Aurélio, Mariana Costa, Zélia Merêncio, Sara Uva, Adelaide Lérias, Rui Fernandes e Fernando Andrade, que na vida, nos livros e na passagem de Júlio Dinis pela então vila vareira se inspiraram para nos presentear com belíssimas obras, na sua grande maioria absolutamente inéditas e, também por isso, a não perder. (Informação da Biblioteca)

Cumprimentos,






Biblioteca Municipal – Coordenação do SB - biblioteca@cm-ovar.pt


- - - - -


Biblioteca Municipal de Ovar
Rua Arquitecto Januário Godinho, 3880-152 Ovar
t. / f. 256 586 478
40° 51' 32.94" N / 8° 37' 18.06" W [ dados GE ]

fotografia de abertura do sítio internet Wikipédia © Manuel de Sousa a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca do sítio internet Junta de Freguesia de Ovar a quem agradecemos.

Sem comentários: