Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 13 de novembro de 2011

Cuerpos de Dolor. A imagem do sagrado na escultura espanhola




Cuerpos de Dolor
A imagem do sagrado na escultura espanhola
[ exposição ]
15 Novembro 2011, 18h00 [ inauguração ] até 25 Março 2012
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

- - - - -

“Cuerpos de Dolor” vai mostrar 30 peças de escultura antiga de mestres espanhóis no MNAA
A exposição “Cuerpos de Dolor” vai mostrar a partir de 15 de novembro, em Lisboa, cerca de trinta esculturas antigas de Cristo, mártires, virgens e ascetas, criadas por grandes mestres espanhóis como Gregorio Fernández e Alonso Cano.
Fonte do gabinete de imprensa do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), onde a mostra vai estar patente até 25 de março de 2012, indicou à Agência Lusa que a exposição vai abarcar os séculos áureos da escultura sacra em Espanha, desde 1500 a 1750.
“Cuerpos de Dolor. A imagem do sagrado na escultura espanhola” é o título desta exposição com uma seleção de obras do Museo Nacional de Escultura, em Valladolid, “conhecido como o Prado da Escultura”, e que deverá inaugurar a 15 de novembro, pelas 18:00.
As obras compreendem o período desde o declinar da Idade Média ao Barroco, e integram peças de outros mestres espanhóis como Pedro de Mena, Juan de Juni, Pompeo Leoni, Berruguete e Pedro de Sierra.
O MNAA destaca que é a primeira vez que Portugal vai mostrar estas obras, chamando a atenção para a relevância do acervo do Museo Nacional de Escultura de Espanha.
Fonte: RTP


- - - - -


Museu Nacional de Arte Antiga
Rua das Janelas Verdes 1249-017 Lisboa
t. 21 391 28 00 / mnaa.depcom@ipmuseus.pt / website
38° 42' 16.17" N / 9° 9' 42.78" W [ dados GE ]

imagem de abertura do sítio internet Museu Nacional de Arte Antiga a quem agradecemos.
fotografia do Museu do sítio internet A Chuva e o Bom Tempo a quem agradecemos.

Sem comentários: