Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um passeio entre a estepe e o montado



… É a fascinante proposta que nos faz a LPN.


Um passeio entre a estepe e o montado
[ passeio campestre ]
26 Novembro 2011, 09h00
Herdade dos Lameirões, Safara - Moura

- - - - -


Um passeio entre a estepe e o montado - 26 Novembro (sábado)
No próximo Sábado, dia 26 de Novembro, a equipa do Projecto Life Estepárias irá realizar um percurso pedestre para observação de aves, na Zona de Protecção Especial (ZPE) de Mourão/Moura/Barrancos.
O Concelho escolhido para a realização deste passeio foi Moura, mais concretamente a zona de Safara, cujo nome provém da língua árabe e tem a ver com a localização da freguesia (numa grande planície), uma vez que significa "campina". O percurso será realizado na Herdade dos Lameirões, situada nesta freguesia.
Para além da observação de aves, que caracterizam estas visitas guiadas do Projecto LIFE Estepárias, este percurso serve também para que os participantes conheçam as acções desenvolvidas em campo do mais recente projecto de conservação de avifauna estepária, levado a cabo pela Liga para a Protecção da Natureza. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer o projecto experimental da Herdade dos Lameirões.
Este percurso alia o património natural ao património histórico, onde será possível observar aves como o Grou e apreciar um dos locais com mais importância histórica do Concelho de Moura, a Ermida da Coroada da época Medieval, onde se celebrou uma Boda Real entre as Monarquias Portuguesa e Espanhola. Durante a caminhada, haverá tempo para pausas para descansar, conversar e contemplar a paisagem.
O ponto de encontro (09H00) será na Herdade dos Lameirões, situada na Freguesia de Safara. O monte do Motum, ainda dentro da Herdade dos Lameirões será o local onde terminaremos o percurso, com um pequeno petisco.
Aconselhamos os participantes a prevenirem-se com roupa e calçado impermeável.
Por todas estas boas razões, esperamos que faça já a sua inscrição (gratuita) através do seguinte e-mail: lpn.cea-castroverde@lpn.pt
Deverá indicar os seguintes dados: Nome, Morada, contacto TLM, n.º de sócio (caso se aplique) e data de nascimento (para efeitos de seguro).
LPN-Liga para a Protecção da Natureza Main Office
Estrada do Calhariz de Benfica, 187, 1500-124 Lisboa. Portugal
Phone:+351-21 778 00 97/   +351-21 774 01 55/   +351-21 774 01 76
Mobile Phone: + 351 964 656 033
Fax: +351-21 778 32 08
Webpage: www.lpn.pt


- - - - -

Grou-comum [ Grus grus ]

vista aérea da zona da iniciativa com o Monte dos Lameirões no centro
Monte dos Lameirões - 38° 5' 18.48" N / 7° 16' 31.76" W [ dados GE ]

Moura
38° 8' 38.53" N / 7° 26' 58.16" W [ dados GE ]

fotografia de abertura - Ermida da Coroada, SafaraGeocaching - The Official Global GPS Cache Hunt Site a quem agradecemos.
fotografia do Grou do sítio internet Liga para a Protecção da Natureza - Projectos LIFE a quem agradecemos.
fotografia aérea do sítio internet Bing maps

Sem comentários: