Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Arquivos Diocesanos: Estratégias e práticas na gestão da informação


1ª Jornada Nacional sobre Arquivos da Igreja
Arquivos Diocesanos:
Estratégias e práticas na gestão da informação
[ seminário ]
07 Dezembro 2010
Seminário de Santarém

JORNADA NACIONAL SOBRE ARQUIVOS DIOCESANOS
Seminário de Santarém, 7 Dezembro 2010


Alvo de uma atenção parcelar, a situação deficitária em que se encontram os Arquivos da Igreja em Portugal, reclama agora por uma reflexão concertada, aglutinadora dos diversos fenómenos e áreas de actuação associadas.
É urgente a salvaguarda deste património. É fundamental a reflexão sobre o caminho percorrido na partilha deste legado. Todos os sabemos. Mas é essencial também, porventura prioritário, implementar estratégias, modelos de actuação, novas tendências e práticas na gestão da informação.
É nesse sentido que nasce a 1ª Jornada Nacional sobre Arquivos da Igreja. Idealizada no contexto do II Conselho Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a promoção de encontros nacionais em torno do tema materializa-se agora numa concretização objectiva que, assim o desejamos, seja também actuante e mobilizadora.

Intervenientes
D. CARLOS A. MOREIRA AZEVEDO | Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; SANDRA COSTA SALDANHA | Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja; PEDRO PENTEADO | Representante da Conferência Episcopal Portuguesa na área dos Arquivos do Conselho Nacional de Cultura; RUTE GREGÓRIO | Universidade dos Açores; RICARDO ANICETO | Patriarcado de Lisboa/CEHR; CÓN. JOSÉ MARIA GONÇALVES FABIÃO | Diocese do Porto; P. EDGAR CLARA | Patriarcado de Lisboa; MARIA DE LURDES ROSA | Departamento de História FCSH-UNL/IEM/CEHR; ELÍSIO SUMMAVIELLE | Secretário de Estado da Cultura


Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Quinta do Cabeço, Porta D, 1885-076 Moscavide
t. 218 855 481 | f. 218 855 461



- - - - -








Seminário de Santarém
Largo Sá da Bandeira
2000-135 Santarém


imagem do Cartaz do sítio internet Secretariado Nacional Para os Bens Culturais da Igreja a quem agradecemos.
fotografia do Seminário do sítio internet Fotothing a quem agradecemos.

Sem comentários: