Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os votos da Doris Martins


Os votos da Doris Martins

[ efemérides ]


É Natal!?



É Natal, já compramos presentes , preparamos a ceia, convidamos amigos e familiares , fala-se de paz. É Natal, partilhamos abraços, trocamos presentes , sorrimos a quem passa, confraternizamos. É Natal?

E o Natal dos que não têm pão? O Natal dos que perderam o emprego? O Natal dos sem abrigo? O Natal dos que morrem de fome , dos refugiados das guerras , dos toxicodependentes , dos idosos abandonados em asilos e hospitais e das crianças órfãs que ninguém quer?

É Natal nas prendas trocadas , no carinho ressuscitado na troca de presentes , nos risos sociais, num ritual em que o homem uma vez no ano pensa no amor ao próximo menos vagamente. Mas não é Natal no mundo , não é Natal no coração de milhões de pessoas que sofrem e não partilham essa ilusão dourada de fraternidade. Para mim o Natal é apenas uma data para fazer sorrir crianças, para perpetuar o sonho dos olhos infantis.

Será Natal quando em vez de trocarmos presentes , os dermos a quem nada tem para nos dar. Será Natal quando partilharmos a nossa ceia com quem não tem para comer. Será Natal quando à nossa lareira estiver pelo menos um pobre sem abrigo.

O Natal não é feito das figuras de barro num presépio decorativo, nem do Pai Natal com que encobrimos a nossa ânsia de consumismo e luxo.

O Natal é um tempo de amor , de reflexão e de compaixão pelo outro.

O mundo será ideal , quando de todos os dias soubermos fazer um Natal de paz e de amor, quando cada dia for simplesmente natal...

Quando nascer a paz no horizonte e o amor nos corações, esse será o natal de Cristo.

Até lá é o Natal dos homens, que ao menos exista em cada lar , para lá da mesa farta e das bebidas, um elo de amor verdadeiro e sincero.

É em cada beijo dado com amor que brilha a luz do Natal.

Um Santo Natal e os meus votos para que um dia, o Natal não seja uma data comercial , mas seja sim uma luz de amor multiplicada por todos os dias.

Que Deus nos Abençoe.


Doris





fonte Doris Martins



Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Sem comentários: