Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dia do Bairro Alto


Rua do Norte, Bairro Alto, Lisboa

Dia do Bairro Alto
[ percursos / visitas / conferência ]
Álvaro Costa de Matos [ conferêncista ]
15 Dezembro 2010
Bairro Alto, Lisboa


NOTA DE IMPRENSA
DIA DO BAIRRO ALTO
15 DE DEZEMBRO:
Programa de Actividades

No âmbito da organização do Dia do Bairro Alto, iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Comerciantes do Bairro Alto, o Serviço de Actividades Culturais e Educativas da Hemeroteca Municipal de Lisboa, colaborou neste desafio apresentando a seguinte programação de actividades para este dia:

PROGRAMA:

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA:
O Bairro Alto no Fundo Histórico da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Mostra com alguns jornais e revistas pertencentes ao fundo histórico da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Reúne, portanto, publicações periódicas dos séculos XVII, XIX e início do século XX. Inauguração: 15 de Dez., 10H. Patente ao público até 31 de Dez. Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa – Sala do Espelho.

PERCURSOS HISTÓRICOS:
“Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português”
Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio tem início e termina no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Sujeito a inscrição prévia: 213 246 290. Data: 15 de Dez., 11H. Ponto de encontro: Hemeroteca Municipal de Lisboa. Público-alvo: geral.

“Ribeiro de Carvalho (1880-1942) – Da Escrita à Política”
Figura singular da I República, Ribeiro de Carvalho destacou-se sobretudo como político e jornalista. Carbonário, maçon, deputado às Constituintes, tradutor, poeta, foi ainda um “grande” director do jornal República, onde desenvolveu uma intensa actividade jornalística até 1941. Este roteiro propõe-se revisitar alguns dos espaços emblemáticos da cidade de Lisboa relacionados com a vida e obra de Ribeiro de Carvalho, num percurso cheio de surpresas, também no Bairro Alto. Sujeito a inscrição prévia: 213 246 290. Data: 15 de Dez., 15H. Ponto de encontro: Hemeroteca Municipal de Lisboa. Público-alvo: geral.

VISITA DE ESTUDO
“As Ruas têm nome – Ler a Toponímia”
Actividade desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, consiste numa visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler a aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Sujeito a inscrição prévia: 213 246 290. Data: 15 de Dez., 15H. Ponto de encontro: Hemeroteca Municipal de Lisboa. Público-alvo: escolas do ensino básico (2.º 3.º ciclo) e do ensino secundário; professores.

“Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa”
Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal, localizada no Bairro Alto, e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar.
Sujeito a inscrição prévia: 213 246 290. Data: 15 de Dez., 17H. Ponto de encontro: Hemeroteca Municipal de Lisboa. Público-alvo: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário; professores.

CONFERÊNCIAS
Bairro Alto: Capital do jornalismo na I República, por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa e Centro de Investigação Média & Jornalismo). Data: 15 de Dez., 18.30H. Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa – Sala do Espelho. Inclui oferta surpresa aos participantes na conferência.

Agradecemos a divulgação desta iniciativa. Para mais informação ou outros esclarecimentos contactar: Maura Pessoa – Tel. (geral)
21 324 62 90


Maura Pessoa
Hemeroteca Municipal de Lisboa | SACE
CML | DMC | DBA | Divisão de Gestão de Bibliotecas
R. de São Pedro de Alcântara, 3 | 1250 - 237 Lisboa
Tel: 21 324 62 90 | http://blx.cm-lisboa.pt



- - - - -





Hemeroteca Municipal de Lisboa
Rua de S. Pedro de Alcântara, 3
t. 21 324 62 90


fotografia de abertura © josé antónio • comunicação visual , reprodução proibida.
fotografia da Hemeroteca do sítio internet Revelar LX a quem agradecemos.

Sem comentários: