Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Portugal-Inglaterra: 250 anos de Intercâmbio Científico


Portugal-Inglaterra: 250 anos de Intercâmbio Científico

[ colóquio ]

10 Dezembro 2010, 10h00 às 18h00

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra


Intercâmbio científico entre Portugal e Inglaterra tem 250 anos


Colóquio a 10 de Dezembro celebra aniversário da aliança luso-britânica


Colóquio realiza-se na Biblioteca Joanina da UC


Portugueses e ingleses criaram a mais antiga aliança científica do mundo e para comemorar este feito, no próximo dia 10 de Dezembro, a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC) recebe o colóquio internacional “Portugal-Inglaterra: 250 anos de Intercâmbio Científico”.


Este encontro pretende evocar cientistas portugueses e diplomatas que foram membros da Sociedade Real de Londres, a mais antiga academia científica do mundo actualmente em funcionamento e que já conta com 350 anos de existência


“Portugal e Inglaterra são parceiros desde o tratado de Windsor [assinado em 1386], o mais antigo acordo político ainda em vigor, tendo sempre mantido fortes relações”, explica Carlos Fiolhais, da UC e membro da comissão organizadora da iniciativa, acrescentando que neste colóquio serão abordadas “as relações científicas luso-britânicas, estando as apresentações a cargo de especialistas britânicos e portugueses”.


Entre as 10h00 e as 18h00 do dia 10 de Dezembro, vai ser retratada a vida e a obra dos sócios portugueses da Sociedade Real de Londres, tais como João Jacinto Magalhães, que conviveu com os maiores cientistas da época ou Jacob de Castro Sarmento, um médico judeu que enviou para Coimbra o primeiro microscópio.


Primeiro microscópio de Coimbra (Foto: José Pessoa)


Também vão ser destacados Teodoro de Almeida, que, para além de padre, foi o primeiro físico experimental português, Correia da Serra, um botânico e diplomata em Washington, e Marquês de Pombal, que foi diplomata em Londres, primeiro-ministro português e protagonista da reforma da Universidade de Coimbra, em 1772.


Para além dos portugueses, Guilherme Elsden, um arquitecto britânico que traçou o edifício do Laboratorio Chimico, actual sede do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, também será recordado.


A Sociedade Real de Londres vai marcar presença neste colóquio, representada por Robert Fox, que dirige uma das publicações desta instituição e é historiador da Universidade de Oxford, e por Keith Moore, director da biblioteca daquela sociedade.


Esta iniciativa tem a organização da Biblioteca Geral da UC e do Museu da Ciência da mesma universidade, em colaboração com a Sociedade Real de Londres.



fonte Ciência Hoje


- - - - -


Colóquio Internacional “Portugal-Inglaterra: 250 anos de intercâmbio científico (1660-1910)


COLÓQUIO INTERNACIONAL

Portugal-Inglaterra: 250 anos de intercâmbio científico (1660-1910)

10 de dezembro (10h00-18h00)


O colóquio assinala o 350º aniversário da Sociedade Real de Londres. Organizado pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Royal Society, o encontro pretende evocar os 25 cientistas portugueses e diplomatas que foram membros da Royal Society onde se incluem cientistas notáveis como João Jacinto Magalhães, Abade Correia da Serra, Jacob de Castro Sarmento e Bento de Moura Portugal e diplomatas como D. João Carlos de Bragança ? 2º Duque de Lafões e o próprio Marquês de Pombal bem como o intercâmbio científico entre Portugal e Inglaterra da fundação da Royal Society ao início da República Portuguesa.


Para mais informações:

http://www.uc.pt/congressos/pb250se/



fonte pportodosmuseus


- - - - -




Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Largo da Porta Férrea

3000-447 Coimbra

t. 239 859 841

f. 239 827 135

website



fotografia da Biblioteca do sítio internet Angola-África Portal a quem agradecemos.


Sem comentários: