Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os votos do Pe. Nuno da Paróquia de São Julião da Barra


Os votos do Pe. Nuno

da Paróquia de São Julião da Barra

[ efemérides ]



NA CRISE DEUS NASCEU

E COM ELE NASCEU A ESPERANÇA


Os relógios atrasaram uma hora e o frio chega devagar. Aqui e ali, na cidade e no campo, algo de tradicional e sempre tão novo está a aparecer. As luzes, os presépios, os cheiros e sabores, as visitas, os jantares da empresa, as famílias, as correrias da última hora, os presentes e os ensaios para o auto de Natal e os cantares anunciam um tempo diferente e especial, cheio de memórias e recordações, cheio de sentimentos de bondade e do melhor que temos em nós. O Natal abraça toda a humanidade; abraça toda a cidade, crentes ou não, porque Deus nasce para todos os homens.


Esse é o verdadeiro milagre que acontece no Natal: o Deus de Deus, a Luz da Luz, o Criador nasce, encarnou, aproximou-se de cada um de nós de uma forma surpreendente e veio habitar connosco.


Desta forma, o Natal não é algo da criação do homem, mas pura e simplesmente iniciativa de Deus que "teima" em nascer no meio de nós; persiste em ser vizinho do homem e estar bem próximo dele para o amar e caminhar com ele pela vida e para o elevar à Vida carregada de plenitude.


Por isso, não há Natal porque te apetece ou porque o homem quer, mas há Natal porque estamos sempre diante de uma iniciativa da bondade de Deus, que jamais te abandona e, seja qual for a situação em que te encontres, Ele quer estar contigo e dar-te Vida. Acontece Natal porque Deus quer entrar na tua vida, quer participar na tua alegria, mas também quer dar-te forças nos momentos em que vives a solidão, enfrentas a doença, pedes perdão e a sua misericórdia. Ele quer viver contigo em todos os momentos da tua vida.


Deus é afinal a causa de tanta alegria. Só o encontro com Ele realiza plenamente o homem. Só o encontro com o Menino Deus

nos fará nascer sempre de novo para um tempo de ternura e de bondade, de perdão e de sonho. Só a presença de Deus na nossa vida nos dará força para que possamos semear a alegria nos corações tristes e mirrados e suscitar a amizade e a comunhão onde se instaurou a frieza e o desentendimento. O maior presente de Natal será sempre a Sua presença e, entre os presentes que recebemos e os presentes que damos, o importante é ser também presença na vida dos outros.


Talvez seja por isso que todos os anos celebramos o Natal: a fim de que todos os anos possa nascer a oportunidade de abrir a porta da nossa vida e chegar a conhecer o Menino-Deus. E para nós, que não temos tantas vezes tempo para Deus, Ele mesmo oferece um tempo, um novo espaço, para que O possamos encontrar e abrir a porta das nossas hospedarias, tantas vezes cheias de tanta coisa e ocupadas por tantos hóspedes.


Quem de nós que se encontrou com o Menino pode ficar na mesma; na mesma diante d’Ele e na mesma diante da vida?

Certamente não faremos coisas extraordinárias, e voltaremos para a nossa vida a fazer o mesmo, mas de uma forma completamente diferente. Passaremos então a ver a rua, o autocarro, o escritório, a casa, de uma outra forma carregada de sentido, carregada de Deus.


Boas Festas, e não se esqueçam de colocar Jesus no centro do Natal!








http://sjuliaodabarra.blogspot.com


fonte Pe. Nuno, Paróquia de São Julião da Barra


Votos que com respeito e Amizade retribuímos.


P'a Espaço e Memória,


José António Baptista

Secretário de Direcção


Sem comentários: