Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 8 de agosto de 2010

Fósseis de seres vivos descobertos em Marte


Marte, o planeta vermelho


Fósseis de seres vivos descobertos em Marte

[ paleontologia ]


De IP Jornal [ aqui ] recebemos:


Fósseis de seres vivos descobertos em Marte



Uma equipa internacional descobriu nas rochas em marte, o que poderá ser fósseis dos seres vivos que lá habitaram a cerca de quatro mil milhões de anos. Esta procura foi impulsionada pelas descobertas de carbonatos em rochas de Marte em meados de 2008.

Este mineral é produzido por restos fossilizados de seres vivos, o que suporta a descoberta. Na terra, este mineral é associado a restos de ossos ou conchas. O instrumento usado pelos cientistas estava na sonda orbital da NASA Mars Reconnaissance Orbiter e a técnica, que consistia em usar luz infravermelha, foi depois utilizada, da mesma forma, para analisar rochas muito antigas do planeta Terra, numa zona do Noroeste da Austrália conhecida por Pilbara.

O que o estudo apurou é que o conteúdo mineral das rochas de Nili Fossae e das de Pilbara era muito semelhante, sugerindo processos idênticos, envolvendo vida no segundo caso.

Segundo os cientistas, nenhum processo geológico poderia ter produzido aquelas características. Nili Fossae será assim dos próximos locais a ser investigado e a estar debaixo de olho de forma a tentar descobrir o máximo possivel.



fotografia de abertura do sítio internet Agenda Cultural de Cascais [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: