Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 22 de agosto de 2010

Colecção Documental sobre Alexandre Herculano


Alexandre Herculano


Colecção Documental sobre Alexandre Herculano

[ historiografia ]


De pportodosmuseus [ aqui ] recebemos:


Colecção Documental sobre Alexandre Herculano


No ano em que se celebra o bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano (1810-1877), a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) deliberou criar, no seu Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC), uma colecção documental exclusivamente referente ao autor de A Voz do Profeta, marco do Romantismo na Cultura Portuguesa.

A BNP apresentará, até final do ano, um sítio Web dedicado a Alexandre Herculano que reunirá não só todos os manuscritos integrados na Divisão de Reservados, independentemente das colecções a que pertençam, como documentação existente na Biblioteca da Ajuda, de que o historiador foi director por um longo período a convite do rei D. Fernando II. Acresce que a obra impressa, bem como a iconografia existente nas colecções da BNP, parte substancial das quais já se encontram disponíveis na Biblioteca Nacional Digital (BND) serão, igualmente, integradas no referido sítio Web do portal da BNP.



Visite o sítio internet da Biblioteca Nacional de Portugal [ aqui ]


imagem de abertura do sítio internet Tertúlia Bibliófila [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: