Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 27 de abril de 2010

José Eduardo Agualusa em Oeiras



Café com Letras com José Eduardo Agualusa

[ debate ]

27 Abril 2010, 21h30 às 23h00

Biblioteca Municipal de Oeiras


De Município de Oeiras [ aqui ] recebemos:


CAFÉ COM LETRAS COM JOSÉ EDUARDO AGUALUSA


Data: Terça-feira, 27 de Abril de 2010

Hora: 21:30 - 23:00

Local: Biblioteca Municipal de Oeiras

Descrição: Este mês, José Eduardo Agualusa vai revisitar a Biblioteca Municipal de Oeiras. O pretexto para a visita é dado pela publicação e lançamento do seu último livro Um pai em nascimento.


Trata-se de um texto que regista as reflexões e impressões literárias do nosso autor, partilhando a sua forma de nascer e crescer como pai.


José Eduardo Agualusa [Alves da Cunha] nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal.


Os seus livros estão traduzidos para mais de uma dezena de idiomas.

Também escreveu várias peças de teatro, como Geração, Chovem amores na Rua do Matador, juntamente com Mia Couto e o monólogo Aquela Mulher.


Beneficiou de três bolsas de criação literária. A primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever Nação Crioula, a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu visitar Goa durante 3 meses e na sequência da qual escreveu Um estranho em Goa e a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austauschdienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu O Ano em que Zumbi Tomou o Rio.


No início de 2009 a convite da Fundação Holandesa para a Literatura, passou dois meses em Amesterdão na Residência para Escritores. Escreve crónicas para a revista LER e para o jornal angolano A Capital. Realiza para a RDP África A hora das Cigarras, um programa de música e textos africanos. É membro da União dos Escritores Angolanos.


Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fatima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada exclusivamente a autores de língua portuguesa.

Seguir-se-ia, em 2009 o romance Barroco Tropical, uma narrativa onde o escritor angolano imagina o futuro próximo de Luanda: o fim do petróleo, a profunda crise social, o medo…


Trata-se de uma visão literária que traça um terrível processo da sociedade angolana, dos erros e contradições do poder, do retorno a velhos costumes de eriçarias, situando a acção no ano de 2020. Tudo isto com a mestria da língua e a escrita sublime que lhe é característica.


É, por isso, um dos mais ilustres representantes da literatura lusófona e vai estar à conversa com Carlos Vaz Marques e o público leitor na Biblioteca Municipal de Oeiras.


INFORMAÇÕES:


Biblioteca Municipal de Oeiras

tel. 214 406 336

ana.jardim@cm-oeiras.pt


Outras informações: Os convidados estão autorizados a trazer amigos para este evento.

Tipo de Evento: Este evento é público. Qualquer um pode juntar-se e convidar amigos.

Administradores: Município de Oeiras (criador)


Este evento está no Facebook [ aqui ]






Biblioteca Municipal de Oeiras

Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17

Oeiras

t. 21 440 63 35

geral.bmo@cm-oeiras.pt



fotografia de José Agualusa do sítio internet Nicht Genau [ aqui ] a quem agradecemos.

fotografia da Biblioteca © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


Sem comentários: