Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Iconografia do Feminino na República


Iconografia do Feminino na República

O olhar de Atena

João Cutileiro e Maria Teresa Horta

Carlos Pinto Coelho [ moderador ]

21 Abril 2010, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras


De Oeiras a Ler [ aqui ] recebemos:



O Olhar de Atena
Com João Cutileiro e Maria Teresa Horta
Moderação: Carlos Pinto Coelho
21.Abril - 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

Em Abril, na segunda sessão deste projecto, continuaremos a percorrer o trilho da reflexão sobre esta categoria política que designamos como República. Na sua acepção etimológica, República significa espaço ou coisa pública enquanto exercício de intervenção cívica e construção da cidadania. Não poderíamos, por isso, deixar de convocar umas das dimensões mais importantes da sua história.

Falamos, naturalmente, da representação iconográfica republicana e da herança de que é legatária de inúmeras figuras femininas, mitológicas e não só, que foram sendo convocadas na representação deste ideal.

Desde a Revolução Francesa que a figura da mulher é usada como ícone republicano. E é, também, assim, no caso português… É usada como símbolo da liberdade, de mãe protectora da pátria, de mulher do povo anónima cheia de força que luta pela revolução. Curiosamente, esta imagem cívica do feminino irá contrastar, nos séculos vindouros, com a exclusão das mulheres na participação política. Esta será apenas uma realidade no século passado com a conquista do direito de voto. Esta representação condensa, por isso, uma das inúmeras contradições da história que se materializará na resistência e luta pela cidadania e igualdade de direitos que se perpetuam até hoje…

Informações:
21.440.63.40 - B.M.Oeiras






Biblioteca Municipal de Oeiras

Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17

Oeiras

t. 21 440 63 35

geral.bmo@cm-oeiras.pt



fotografia da Biblioteca © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


2 comentários:

Anónimo disse...

A iconografia pode, ou não corresponder a uma glorificação. Julgo que, no caso da propaganda republica, a Mulher foi, até 1974, um adereço.

Unknown disse...

Caro NR,

Em primeiro lugar, grato pela visita e comentário.

Não sei responder à questão que coloca.
Mas estou tentado a concordar consigo.
Seria interessante colocar o problema aos intervenientes, no próprio evento.

Cumprimentos,
José António Baptista