Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Condorcet, a condição humana como projecto

.


Condorcet: a condição humana como projecto
Viriato Soromenho-Marques
15 Julho, 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

"Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743 ? 1794) é o pensador em análise em Julho, no projecto 10 Luzes num Século Ilustrado. Embora com uma vida breve, Condorcet, o Mestre Revolucionário, desempenhou um papel fundamental no panorama intelectual Iluminista Francês. Filósofo, político e matemático, Condorcet é, sobretudo, conhecido por ser um defensor acérrimo dos ideais que delineariam a Revolução Francesa, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade! Incansável na procura dos valores e da dignidade e felicidade humanas, foi um dos defensores do progresso e do ensino público, acreditando que a educação, a paideia era o pilar mais fundamental das sociedades humanas.
A este respeito terá afirmado ?Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo!?


Viriato Soromenho-Marques (51 anos) é professor catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa, e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Foi Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EE AC). É membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do High Level on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia. É Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997), e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Autor de três centenas obras, entre as quais vinte livros, sobre temas filosóficos, ambientais e estratégicos. Proferiu e/ou coordenou sete centenas de conferências, seminários, e cursos em vinte países.
www.viriatosoromenho-marques.com"

Moderação de Paula Moura Pinheiro.
Informações: BM Oeiras, 21 440 63 36, ana.jardim@cm-oeiras.pt

informação recebida na newsletter (Oeiras) a ler e citada daqui

imagem daqui, a quem agradecemos.

.

Sem comentários: