Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 19 de outubro de 2014

'Machimosaurus' portugueses são os mais antigos do mundo



'Machimosaurus' portugueses
são os mais antigos do mundo
[ paleontologia ]
Portugal

- - - - -

'Machimosaurus' portugueses são os mais antigos do mundo


Antepassados dos crocodilos andavam por terras nacionais há 150 milhões de anos.

Portugal foi onde viveram os mais antigos 'machimosaurus', animais do grupo do qual descendem os crocodilos, confirma um estudo internacional publicado esta quarta-feira, no qual participou o português Octávio Mateus.

O paleontólogo, que integrou a equipa de 11 investigadores do Reino Unido, França, Suíça, Espanha, Alemanha e Brasil, disse à agência Lusa que o estudo permitiu concluir que os exemplares daquele género viveram no local onde é hoje Portugal há 150 milhões de anos, no período do Jurássico Superior, e são "os mais antigos do mundo". 
 
"Dentro do género 'machimosaurus', os exemplares portugueses são dos mais antigos. Contudo, havia 'crocodilomorfos' (um grupo mais amplo de répteis, ao qual pertence este género) ainda mais antigos noutros locais do mundo", explica o paleontólogo.


continuar a ler

fonte Renascença - É tudo o que precisa de ouvir. via Esteves Ayres [ Google+ ]

- - - - -

fotografia de abertura - um crocodilo moderno, provável descendente dum Machimosaurus - do sítio internet Répteis. Crocodilos. Iguanas. Serpentes. Tartarugas. Características, curiosidades, história. a quem agradecemos.

Sem comentários: