Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

«Jóias de Ouro da Antiga Goa» [ vídeo ]



«Jóias de Ouro da Antiga Goa» 
[ joalharia / património ]
Youtube, Internet

- - - - -

A exposição já fechou, mas vale a pena ver o vídeo...

(…) Jóias de Ouro da Antiga Goa (vídeo de 9:16min)
Este vídeo  que pretende comemorar o dia Internacional dos Museus, relata (precariamente) os acontecimentos históricos (políticos de então).

Releva, contudo, e sinteticamente, o "percurso" de um valioso conjunto de jóias de ouro da antiga Goa que foram enviadas para Portugal em 12 de Dezembro de 1961, nas vésperas da invasão das tropas indianas.
Graças ao rigor ético, profissional e zelo do então gerente do BNU naquele território, Sr. Jorge Esteves Anastácio que, também é entrevistado neste vídeo através do qual se dá nota do destino de algum desse espólio. Trata-se de um documento (vídeo da CGD, de 9:16min de duração), apologético da CGD (digo eu) mas que não deixa de ser curioso!

O Caderno 2 do jornal "Público" de 11 de Maio de 2014 descreve pormenorizadamente a "história" desta colecção de jóias, as quais foram produzidas segundo técnicas de joalharia exclusivamente goesa.

As jóias estão patentes na exposição "Esplendores do Oriente - Jóias de Ouro da Antiga Goa", e que pode ser vista no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, até 7 de Setembro de 2014.

Vídeo sobre as jóias da Antiga Goa - Exposição no Museu Nacional de Arte Antiga - um documento histórico muito interessante.

Veja em:

http://www.youtube.com/watch?v=n7cF5MijgNI

--






fiodeprumo

fonte fiodeprumo via Álvaro José Ferreira - Amigos do LUGAR AO SUL

- - - - -

fotografia de abertura - fotograma do vídeo «Joias da Antiga Goa - CGD» publicado no Youtube por A Nossa Caixa a quem agradecemos.

Sem comentários: