Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Conversa sobre «O Amante de Lady Chatterly» de D. H. Lawrence com Paula Moura Pinheiro [ Oeiras ]



«O Amante de Lady Chatterly»
de D. H. Lawrence
[ conversa ]
Paula Moura Pinheiro [ oradora ]
Maria Flor Pedroso [ moderação ]
22 Outubro 2014, 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras

- - - - -


Adultos
Livros proibidos
O Amante de Lady Chatterly | D. H. Lawrence

22.Outubro - 21h30
Biblioteca Municipal de Oeiras - Auditório

com Paula Moura Pinheiro
Moderador: Maria Flor Pedroso
Devido à importância que atribuiu à paixão amorosa nos seus livros onde, muitas vezes, inclui as meticulosas descrições do amor físico, o autor britânico D. H. Lawrence foi causador de acesa controvérsia, no seu tempo. Mais tarde passou a ser visto como alguém que revolucionou a prosa ficcional no século XX. Em 1928, já radicado em Florença, Lawrence publicou o seu mais célebre romance O Amante de Lady Chatterly alvo de sucessivas proibições e cujo texto integral só veio a público em 1959, em Nova Iorque.
A obra incide sobre o relacionamento amoroso entre a mulher de um aristocrata inglês e um guarda-florestal da propriedade. O autor defende abertamente a liberdade sexual como condição essencial para a felicidade, atacando simultaneamente e de forma frontal as convenções sociais. O autor nasceu em Eastwood, Reino Unido, em 1885 e veio a falecer aos 44 anos após publicação do romance, sem chegar a ver a obra publicada no seu país de origem. Na verdade, todos os seus textos envolveram sempre alguma polémica relativa às questões de publicação na pudica Inglaterra, herdeira da moral vitoriana na primeira metade do séc. XX.
Não só foi destruída como não pôde ser vendida durante muitos anos pelo seu caráter erótico, da livre vivência do corpo e da sexualidade. Para além disso, coloca a questão da paridade e da igualdade de direitos entre os géneros.

D. H. Lawrence pela voz e o conhecimento da jornalista Paula Moura Pinheiro.
A moderação é de Maria Flor Pedroso.

Esperamos por si!
Informações:
21.440.63.30

fonte ( Oeiras ) a ler

- - - - -

sobre a novela «O Amante de Lady Chatterly» de D. H. Lawrence veja em Lady Chatterley's Lover [ Wikipédia ] e sobre o filme homónimo veja em IMDb - Movies, TV and Celebrities

Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Doutor Francisco de Sá Carneiro, 17, 2780 Oeiras
[ Urbanização Moinho das Antas ]
t. 21 440 63 34/35 / f. 21 440 82 85
38° 41' 29.76" N 9° 18' 14.01" W

fotografia de abertura - capa duma edição do livro em epígrafe - do sítio internet Penguin Books Australia | Find the perfect book  or eBook a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: