Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 8 de março de 2014

Polémica devido a restauro de figuras de uma capela do Santuário de Nossa Senhora das Preces [ Vale de Maceira ]



Polémica devido a restauro de figuras de uma capela
do Santuário de Nossa Senhora das Preces
[ arte ]
Santuário de Nossa Senhora das Preces, Vale de Maceira, Oliveira do Hospital

- - - - -

Restauro de figuras de igreja gera polémica



As figuras da Última Ceia de uma capela do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, em Oliveira do Hospital, foram restauradas pelo conservador Miguel Vieira Duque, com a ajuda dos alunos de um curso de conservação e restauro da Universidade dos Tempos Livres. As figuras de madeira do século XIX ganharam novas feições e novas cores, que as deixam bem diferentes do original, e geram polémica.

Miguel Vieira Duque, conservador da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda,  diz-se muito satisfeito com o resultado elaborado com a colaboração de idosos e crianças da comunidade local. O mesmo acontece com o Pároco da igreja que considera que “as figuras estavam muito degradadas, agora estão melhor”. No entanto, outros profissionais da área, nomeadamente André Remígio, membro do Fórum de Conservadores-Restauradores contesta veementemente a solução apresentada, classificando-a como “crime patrimonial” . Considera, ainda, ter havido, uma “total ausência de critério e de intervenção. (…) As figuras ficaram destruídas e o processo pode ser irreversível por terem sido usadas tintas plásticas”.

Fonte: Correio da Manhã

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

veja abaixo o vídeo «Restauro de estátuas no Santuário de Nossa Senhora das Preces gera polémica»


fotografia de abertura - a Última Ceia na Capela do Apostolado, que originou a polémica - do sítio internet Universidade de Coimbra a quem agradecemos.

Sem comentários: