Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

UNESCO pede urgência para proteger Machu Picchu




UNESCO pede urgência
para proteger Machu Picchu
[ arqueologia ]
Machu Picchu, Peru

- - - - -

UNESCO pede urgência para proteger Machu Picchu


Uma missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) esteve nos últimos dias no Peru a avaliar o estado de preservação e conservação na área da célebre cidadela inca.
Nuria Sanz, chefe da UNESCO para a América Latina e Caribe, disse à agência oficial Andina que o objetivo da visita foi “colaborar” com as autoridades para encontrar a melhor solução para a preservação do Machu Picchu.
(…)
A zona tampão do local também está ameaçada pela construção de uma estrada alternativa de acesso ao Machu Picchu, com a UNESCO a recomendar a realização de uma consulta junto de especialistas em geodinâmica, infraestruturas hidráulicas e comunicação.
A responsável disse ainda que recomendou ao Governo peruano a criação de um painel internacional de assessores e técnicos que execute os planos de conservação do Machu Picchu.
Um primeiro relatório de avaliação da UNESCO deve ser conhecido dentro de cerca de duas semanas e um final dentro de sete meses, de acordo com a agência noticiosa Andina.
O primeiro, com recomendações, será submetido ao Comité do Património Mundial da UNESCO, que se reunirá entre 24 de junho e 06 de julho, em São Petersburgo, na Rússia.
A célebre cidadela inca de Machu Picchu foi declarada Património Cultural da Humanidade em 1983.


- - - - -

Sobre Machu Picchu veja em Machu Picchu [ inglês - tem várias opções e inclui panorâmicas virtuais de 360º ], em Tour Virtual de Machu Picchu [ castelhano - panorâmicas virtuais de 360º - clique nos pontos amarelos no mapa à direita para seleccionar vários locais e vistas ], e em Wikipédia

fotografia de abertura - vista aérea, à vertical, de Machu Picchu, na Cordilheira dos Andes, Peru - da app. Google Earth

Sem comentários: