Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 9 de junho de 2012

Os Corsários dos Sete Mares - Noites com Poemas



O animador, Jorge Castro, é nosso associado, assim como vários dos participantes habituais.


Noites com Poemas
Os Corsários dos Sete Mares
[ tertúlia poética ]
Deana Barroqueiro [ escritora convidada ]
16 Junho 2012, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -

Amizades,
Os Corsários dos Sete Mares, eis o estimulante tema que nos propõe Deana Barroqueiro, a nossa convidada para a sessão de 15 de Junho de 2012, pela 21h30, como sempre na Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana.
Odisseia marítima dos aventureiros que, ultrapassando a dimensão de portugueses, desfizeram mitos e se fizeram História de inúmeras nações que os mares banharam: Bartolomeu Dias, Pêro da Covilhã, Fernão Mendes Pinto, Martim Afonso de Sousa e tantos outros. De tanto se propõe, então, a autora falar-nos, contando as histórias de que a História se faz.
Sobre a própria, vos proponho eu uma visita ao seu espaço: http://deanabarroqueiro.blogspot.pt/, de onde respiguei o que se segue: 
DEANA BARROQUEIRO é autora de numerosos romances inspirados em conhecidos personagens da História. A sua pesquisa minuciosa leva-a a recriar com riqueza de pormenores os ambientes onde se passam as histórias, fazendo com que seus leitores viajem no tempo e no espaço e vejam o mesmo que o aventureiro viu, observem a estranheza dos lugares e costumes, sofram a mesma surpresa e o medo dos heróis, ouçam os mesmos sons, cheirem e saboreiem as mesmas iguarias...
Quanto a obra feita, sugiro uma espreitadela aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deana_Barroqueiro.
O convite está feito. Uma vez mais, creio poder assegurar-vos um momento bem passado, um encontro de afectos, um tempo de reflexão e conhecimento.
De todos espero, como sempre, o peito aberto à poesia, essa de que a Vida (sim, essa mesma, com maiúscula!) se faz.   
Com um forte abraço,
Jorge Castro


como chegar:


- - - - -

Deana Barroqueiro [ New Haven, 23-07-1945 ]

Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires 2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70 / f. 21 448 19 79
38° 43' 9.08" N / 9° 20' 35.36" W [ dados GE ]

fotografia de abertura - capa da obra «D. Sebastião e o Vidente», Ed. Porto Editora, 2006 [ história de suspense envolvendo El-Rei D. Sebastião I e Miguel Leitão de Andrada ). A obra foi agraciada com o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri - do sítio internet Candelabro - Livraria Alfarrabista, a quem agradecemos.
fotografia de Deana Barroqueiro do sítio internet Deana Barroqueiro [ facebook ], a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: