Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jorge Viana, Arquitecturas - Natureza, Máquina, Sentimento





Jorge Viana, Arquitecturas
Natureza, Máquina, Sentimento
[ exposição / palestra / visita guiada ]
08 Junho 2012, 19h00 [ inauguração ] a 08 Julho 2012
16 Junho 2012, 21h00 [ palestra ]
23 Junho 2012, 15h00 [ visita guiada ]
Centro Cultural Palácio do Egipto, Oeiras

- - - - -



- - - - -

o arquitecto Jorge Viana [ 1924 — 2010 ] em Agosto de 1989, Praia do Barril

- - - - -

(…)
Jorge Manuel Teixeira Viana nasceu a 9 de Junho de 1924, formando-se como Arquitecto em 1952, na Escola Superior de Belas Artes. Desde muito cedo, ainda como estudante, iniciou a sua actividade liberal colaborando com os Arquitectos Carlos Chambers Ramos e Carlos Manuel Oliveira Ramos. Desde então, destacou-se pela elaboração de vários projectos entre os quais: a Igreja da Tabaqueira, a Nova Igreja Paroquial de São Julião da Barra, em Oeiras, moradias particulares como a de Trigo de Negreiros, em Nova Oeiras, estalagens, mercados (Odemira, Vila Nova de Milfontes e Castro Verde), centros paroquiais, creches, lares de idosos (Misericórdia de Castro Verde), entre outros. Exerceu vários cargos na administração pública, entre 1960 e 1964, como arquitecto do Gabinete de Estudos da "Habitações Económicas - Federação de Caixas de Previdência, contribuindo na construção de vários blocos de habitação para os Bairros dos Olivais Sul e Amadora, Como membro independente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oeiras integrou, entre 1974 e 1977, os Gabinetes de Planeamento e Recuperação de Clandestinos e desenvolveu projectos em vários domínios programáticos entre os quais se incluem os mercados de Queijas e Valeja, e os Planos de Intervenção Municipal em Zonas de Expansão Urbana do Concelho de Oeiras. Ainda no âmbito do planeamento urbano exerceu os cargos de Chefe dos Serviços Municipais de Habitação e Chefe do Gabinete de Recuperação de Clandestinos na Câmara Municipal da Moita, entre 1977 e 1983, centrando a sua actividade na elaboração de "projectos tipo" para a reconversão do Núcleo das "Arroteias" e delineando o projecto do Centro Paroquial da Moita do Ribatejo. Trabalhou ainda na área da consultadoria no âmbito da supervisão de arquitectura portuária como o porto de Aveiro, os edifícios dos Estaleiros Navais de Vila do Conde, os arranjos da margem Norte e doca da Figueira da Foz, e o parque desportivo de Angra do Heroísmo, no qual está incluído o estádio João Paulo II.
(…)

Centro Cultural Palácio do Egipto
Rua Álvaro António dos Santos, 2780 Oeiras
t. 21 440 83 91 / tlm. 91 543 90 65 / website
comboios - Santo Amaro de Oeiras [ 10 minutos a pé ] e Oeiras [ 20 minutos a pé; camionetas ]
camionetas - 106, 111, 122, 471 e Combus
38° 41' 31.66" N / 9° 18' 40.71" W [ dados GE ]

fotografia de abertura - a Igreja de São Julião da Barra, uma obra emblemática do Arq. Jorge Viana, em Oeiras -  © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.
fotografia de Jorge Viana do sítio internet Fim de Semana Alucinante © António P., a quem agradecemos.
fotografia do Centro Cultural Palácio do Egipto © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: