Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Arte rupestre é mais antiga do que se pensava




Arte rupestre é mais antiga
do que se pensava
[ arqueologia ]
Altamira, El Castillo e Tito Bustillo, Espanha

- - - - -

Arte rupestre é mais antiga do que se pensava
Estudo em que participa João Zilhão é capa da Science
A gruta El Castillo tem as pinturas rupestres mais antigas que se conhecem
Nos últimos anos, vários estudos têm contribuído para desmitificar a ideia de que o 'homo neanderthalensis' (ou homem de Neandertal) seria menos sofisticado em relação ao seu primo mais próximo, o homo sapiens, ou seja, o ser humano moderno.
O arqueólogo português João Zilhão, um dos maiores especialistas mundiais no tema, participa num estudo, que faz hoje a capa da «Science», onde se apresentam evidências de que as mais antigas pinturas rupestres da Europa têm mais de 40 mil anos. Sugere-se, assim, que poderão ter sido realizadas por neandertais.
(…)

fonte Ciência Hoje, onde pode ler o artigo na íntegra.

- - - - -

fotografia de abertura - o Painel das Mãos na Gruta de El Castillo, Cantabria, España - do sítio internet Enhancing Theology, a quem agradecemos.

Sem comentários: