Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 26 de maio de 2012

Descoberta em França forma mais antiga de arte mural




Descoberta em França
forma mais antiga de arte mural
[ arqueologia ]
Abri Castanet, França

- - - - -






Forma mais antiga de arte mural é descoberta em França nblo.gs/xIOHT

fonte Pportodosmuseus [ Twitter ]

- - -

Forma mais antiga de arte mural é descoberta em França
Um bloco maciço de pedra calcária em França contém o que os cientistas acreditam ser a primeira forma de arte mural conhecida, feita há 37 mil anos, revela um estudo publicado nos Estados Unidos.
A pedra de 1,5 toneladas foi descoberta pela primeira vez em 2007, em Abri Castanet, um conhecido sítio arqueológico do sudoeste de França, que alberga algumas das primeiras formas de arte.
Segundo o professor de antropologia da New York University, Randall White, principal autor do artigo publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), esta obra de arte provavelmente adornava o interior de um refúgio para caçadores de renas.
(…)
As imagens vão desde pinturas de cavalos a desenhos de vaginas, numa faixa de 1,5 metros a dois metros na pedra, ao alcance dos caçadores.
(…)


- - - - -

penhascos no sítio arqueológico de Abri Castanet, França

a caverna de Abri Castanet


fotografia de abertura - pormenor do bloco de pedra de 1,5 ton. no qual se encontram as gravuras, com aproximadamente 37.000 anos - do sítio internet BOL Notícia, a quem agradecemos.
fotografia dos Penhascos do sítio internet Estórias da História, a quem agradecemos.
fotografia da Caverna do sítio internet Ciência Hoje, a quem agradecemos.

Sem comentários: