Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 5 de maio de 2012

Imagem inédita dos filhos de Cleópatra descoberta no Cairo




Imagem inédita dos filhos de Cleópatra
descoberta no Cairo
[ arqueologia ]
Cairo, Egipto

- - - - -

Descoberta imagem inédito dos filhos de Cleópatra

Uma investigadora italiana identificou, numa escultura conservada no Museu do Cairo, a única imagem até hoje descoberta que representa os dois filhos gémeos da rainha egípcia Cleópatra VII e do general romano Marco António.
A investigadora Giuseppina Capriotti explicou que, após vários anos de pesquisa, conseguiu provar que as duas crianças representadas na escultura (abraçadas e com o Sol e a Lua sobre as suas cabeças) são os gémeos que nasceram fruto da relação de Cleópatra com Marco António, batizados com os nomes de Cleópatra Selene II e Alexandre Helios.
Giuseppina Capriotti baseia as suas conclusões, divulgadas pelo Polish Centre of Mediterranean Archaeology (da Universidade de Warsaw) e reconhecidas pelo Conselho Nacional de Investigação Italiano, em considerações iconográficas e simbólicas.


- - - - -

sobre Cleópatra veja em Historianet e em Wikipédia

assista ao trailer do filme Cleópatra [ 1963 ] de Joseph Leo Mankiewicz [ 11-02-1909 – 05-02-1993 ], com Elizabeth Taylor [ Cleópatra ] e Richard Burton [ Marco António ] no YouTube

fotografia de abertura - imagem do filme "Cleópatra" - do sítio internet Grandes amores, a quem agradecemos.

Sem comentários: