Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Satoko Fujii na Culturgest




Satoko Fujii na Culturgest
[ concerto ]
20 Janeiro 2012, 21h30
Culturgest, Lisboa

- - - - -


JAZZ
Satoko Fujii
Ciclo “Isto é Jazz?” · Comissário: Pedro Costa
SEX 20 DE JANEIRO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
5€ (preço único)
M12
Informações e reservas
21 790 51 55
Mais opiniões sobre Culturgest .
Bilhetes à venda
Culturgest
Agências Abreu
Galeria Comercial Campo Pequeno
Casino Lisboa
C.C. Dolce Vita
El Corte Inglés
Fnac
Megarede
Worten
Reservas Ticketline 1820 (24 horas)
Piano Satoko Fujii
Nos últimos anos, não só a pianista e compositora Satoko Fujii tem rapidamente imposto o seu nome nos circuitos internacionais da música criativa como se tornou num dos expoentes de uma nova caracterização do músico do século XXI: vem adotando as mais diversificadas linguagens musicais, da erudita contemporânea ao rock alternativo, com passagens pelo jazz e pela tradição nipónica.
Nascida (1959) e residente em Tóquio, mas adotada pela cena nova-iorquina como uma das suas mais ilustres representantes, conta já com cerca de 50 discos enquanto líder ou colíder, cobrindo um variado tipo de combinações instrumentais, do seu aclamado trio com Mark Dresser e Jim Black ao formato big band com participantes japoneses. Podemos ouvi-la nas melhores companhias: as de Natsuki Tamura, Larry Ochs, Carla Kihlstedt, os também pianistas Myra Melford e Misha Mengelberg, Ted Reichmann, para só mencionar alguns. Estudou na Berklee College of Music de Boston e no New England Conservatory onde os seus mestres foram George Russell, Cecil McBee e Paul Bley.
Satoko Fujii tem surpreendido por propor uma música que desafia os rótulos e é iminentemente inovadora e inconformista, ainda que no seguimento da ancestralidade do país do Sol Nascente, sobretudo a popular, e da história do jazz, com um apreço particular pelos pioneiros da estética free.
O trio que mantém com o contrabaixista Mark Dresser e o baterista Jim Black conta já com sete discos editados, e tem recorte que se pode apelidar de camerístico, já o Satoko Fujii Quartet entra nos domínios do rock, tendo na bateria um elemento dos Ruins, Tatsuya Yoshida. Fujii lidera quatro orquestras, uma em Nova Iorque e as outras em Tóquio, Nagoya e Nobe, com músicos cujos perfis lhe permitem abordagens bem distintas. Com Tamura partilha cinco projetos, um duo, um trio com a inclusão de John Hollenbeck, Junk Box, e três quartetos, Gato Libre, em que toca acordeão, ma-do e First Meeting.
Satoko Fujii é uma pianista inovadora e destemida que tanto desfruta um free jazz agitado como aprecia compor peças mais suaves e mais líricas…
Matt Cibula, Global Rhythm
O mundo musical de Fujii é um caleidoscópio; quem conhece o seu trabalho já se habituou a esperar o inesperado. Se há artista de quem se possa dizer que vai ao encontro das expectativas iludindo-as, ela é esse artista.
Mike Chamberlain, Coda
Imprevisível, exaltadamente criativa e descomprometida (…) ouvir Fujii é essencial para quem quer que se interesse pelo futuro do jazz.
Dan McClenaghan, All About Jazz
A música dela apreende a exuberância e a frescura das experiências novas.
Satoshi Kojima, Strange Days
Desde o seu aparecimento na cena do jazz em meados dos anos 90 que a pianista Satoko Fujii rapidamente se afirmou como uma das vozes mais cativantes e excitantes do jazz de vanguarda. (...)
JazzEd

fonte Culturgest

- - - - -

Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest
Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, Piso 1, 1000-300 Lisboa t. 21 790 51 55 / 21 790 54 54 / f. 21 848 39 03
autocarros - 7, 21, 22, 35, 36, 40, 44, 45, 49,
54, 56, 83, 90, 91, 727, 732, 738 e 767
38° 44'’27.14"”N / 9° 8'’34.23"”W [ dados GE ]

fotografia de abertura - Satoko Fujii em concerto - do sítio internet Art is Long, Life is Short, a quem agradecemos.
fotografia da Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest do sítio internet Ask me Lisboa - Web Oficial do Turismo de Lisboa (Portugal), a quem agradecemos.

Sem comentários: