Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Castelo de Montemor-o-Velho estreia Siza Vieira em castelos portugueses




Castelo de Montemor-o-Velho estreia
Siza Vieira em castelos portugueses
[ património ]
Montemor-o-Velho

- - - - -

Siza Vieira estreia-se em castelos portugueses com projeto em Montemor-o-Velho
O arquiteto Álvaro Siza Vieira vai assinar a requalificação da envolvente sul do castelo de Montemor-o-Velho, conforme acordo celebrado hoje com aquela autarquia, uma estreia em projetos de áreas adstritas a castelos nacionais.
O projeto prevê a recuperação da igreja de Santa Maria Madalena e da capela de Santo António, bem como iluminação e ajardinamento de espaços do castelo, concretamente do passeio entre duas portas da muralha virada para o centro histórico de Montemor-o-Velho.
Na cerimónia de assinatura do contrato com vista à elaboração do projeto, o autarca de Montemor-o-Velho, Luís Leal, destacou a “estratégia” da autarquia na recuperação de espaços históricos da vila como o castelo e o leito antigo do rio Mondego.
A escolha do gabinete de Siza Vieira, no âmbito de um concurso de ideias promovido pelo município, foi igualmente destacada pelo autarca: “De certeza que a cereja no topo do bolo que é tudo isto é o senhor que a vai trazer e a vai dar”, disse, dirigindo-se ao arquiteto.
Fonte: RTP


- - - - -

Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira [ 25-06-1933 — ]

fotografia de abertura - o Castelo de Montemor-o-Velho [ 40° 10' 31.11" N / 8°41' 2.33" W [ dados GE ] ] - do sítio internet O Tacão de Ferro, a quem agradecemos.
fotografia de Siza Vieira do sítio internet CDU - Legislativas 2011, a quem agradecemos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Como podem gastar tanto dinheiro em um arquitecto de renome com tantos jovens arquitectos que esperam uma grande oportunidade para me mostrarem. Em vez de gastar dinheiro nas primarias com paines solares, que. Quem quer gastar dinheiro, por exemplo em alojamento vai para Figueira, Coimbra ou Cantanhede (este últimos até já campo de golf já tem!).
Apanhem juízo!

Unknown disse...

Caro Anónimo,

Entendo perfeitamente a sua indignação. Tem todo o direito a ela e a expressar a mesma.

Mas como compreenderá, nada tenho a ver, quer com a edilidade, quer com o processo de selecção.
Apenas publiquei a notícia.

Julgo que a sua opinião deverá ser endereçada a quem de direito.

Cumprimentos,

J A Baptista