Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"Ver(a)Cidade", História local de Tavira


Um programa excelente para quem estiver lá a passar férias.


ponte romana, Tavira

"Ver(a)Cidade", História local de Tavira
Tavira Medieval; Tavira dos Descobrimentos; Tavira Barroca; Tavira Contemporânea
[ passeios ]
Rita Manteigas [ cicerone ]
20, 23, 27 e 30 Julho, 03, 13, 17 e 27 Agosto, 01, 02, 05, e 06 Setembro 2011, 18h00
vários locais, Tavira

- - - - -


O Museu Municipal de Tavira/ Palácio da Galeria vai promover, durante os meses de julho, agosto e setembro, um conjunto de passeios orientados pela cidade, sob o tema «Ver(a)Cidade», mostrando a história local, da época medieval à contemporaneidade. A estreia será com o passeio «Tavira Medieval», a decorrer nos dias 20 de julho, 3 de agosto e 1 de setembro. “A partir do Castelo irá descobrir-se a muralha medieval de Tavira e seus arrabaldes, como por exemplo a Mouraria”, refere a autarquia.
Nos dias 23 de julho, 13 de agosto e 2 de setembro, decorre o «Tavira dos Descobrimentos», com um percurso pela zona ribeirinha da cidade, “lugar central durante a expansão portuguesa, reconstruindo o antigo porto, a alfândega e o bairro que surgiu em seu redor”.
O passeio «Tavira Barroca» decorre a 27 de julho, 17 de agosto e 5 de setembro. “Descubra os palácios, as igrejas e os conventos da cidade, o porquê da sua ornamentação barroca e a mudança para o neoclassicismo”, sugere a câmara.
«Tavira Contemporânea» é o tema dos passeios marcados para 30 de julho, 27 de agosto e 6 de setembro. “Numa viagem pelo século XIX irá descobrir como a cidade se «modernizou» para entrar no século XX: os novos equipamentos, o jardim público junto ao rio, os azulejos nas fachadas…”
Estes passeios ocorrerão pelas 18:00 horas, sob a orientação da historiadora de arte Rita Manteigas.


- - - - -


Museu Municipal de Tavira
[ Palácio da Galeria ]
Calçada da Galeria
8800-306 Tavira
t. 281 320 500
f. 281 324 752 / 281 322 888


37º 7’ 30.8’’ N / 7º 39’ 8’’ W

fotografia de abertura do sítio internet
Tavira Taxi To or From Faro Airport
a quem agradecemos.
fotografia do Museu do sítio internet
Museus do Algarve
a quem agradecemos.

Sem comentários: