Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 2 de julho de 2011

A Casa do Cardoso em Oeiras


vista aérea actual da casa do Cardoso, Largo Henrique de Paiva Couceiro, Oeiras


A Casa do Cardoso em Oeiras

[ património ]

Oeiras


- - - - -


Desde criança que conheço a fotografia de que hoje venho falar.


Ainda eu não tinha vindo morar para Oeiras, para onde vim com 13 anos no Verão de 1970, e já eu conhecia bem esta imagem, herdada pelo meu pai do avô dele, a qual pertence a um conjunto de 8 fotografias tiradas em Oeiras, todas com a mesma data — 29-08-1926.


Alguns anos depois de estar em Oeiras, decidi identificar os locais e casas que apareciam nas fotografias daquele conjunto.

Todas mencionam ser em Oeiras — está manuscrito no verso — mas se algumas não deixavam grande margem para dúvidas como a ribeira da Lage, a praia de Santo Amaro, ou a ponte do comboio, outras eram de difícil identificação por alguns elementos terem desaparecido ou terem-se modificado imenso.


De todas escolho esta — Casa do Cardoso — por ser ainda hoje bastante fácil de reconhecer e localizar:


a casa do Cardoso em 29-08-1926


verso da fotografia acima mostrada


A casa ainda existe, como eu disse, e encontra-se no início da Rua Desembargador Faria, mesmo ao lado do restaurante A Quinta.

O muro já não existe. No local fica actualmente um pequeno jardim, pois a fotografia mostra o actual Largo Henrique de Paiva Couceiro.


Do grupo de pessoas visíveis a caminhar faz parte o meu bisavô paterno, o mais próximo do muro, e a minha avó paterna, a quarta pessoa, que segura a criança pela mão.

Todas as outras pessoas são-me desconhecidas mas por aparecerem noutras fotografias tiradas na quinta a que pertencia a casa - identificada nas fotografias como Quinta do Cardoso -, seriam talvez familiares do mencionado Cardoso.


Para comparação aqui fica uma fotografia recente da casa em apreço:


a casa na actualidade, 27-05-2011


A existência desta e das outras 7 fotografias relacionadas com o Cardoso, a sua casa e a sua quinta, deve-se ao facto do meu bisavô paterno, António Ferreira Martins, e a firma de que era sócio maioritário — "Martins & Cadório" — terem actividade comercial com a Fundição de Oeiras e por isso ele deslocava-se regularmente a esta vila.


Destes factos dou conta no meu texto "in memoriam - António Martins", que está publicado aqui < clique


Com o tempo espero poder voltar a este acervo fotográfico para mostrar mais fotografias.


- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Bing maps

fotografia antiga da Casa propriedade da família Baptista, colecção particular,, reprodução proibidaa.

fotografia moderna da Casa © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


Sem comentários: