Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 2 de julho de 2011

A casa onde morreu o Marquês de Pombal


Sebastião José de Carvalho e Melo


A casa onde morreu o Marquês de Pombal

[ fotografia ]


Vasculhar no fundo do baú é uma actividade lúdica que nos pode proporcionar descobertas interessantes de coisas que esquecemos que temos, e por isso a sugiro tantas vezes.


No meu caso, andava a arrumar postais antigos quando de permeio dei com uma colecção de postais da cidade de Pombal da qual consta um postal com uma fotografia da casa onde morreu o 'nosso' Marquês de Pombal. Nosso porque também Conde de Oeiras e porque a sua vida está indelevelmente ligada a esta terra de Oeiras.


Sobre o Marquês já muito se escreveu, e por isso nada adianto. Afinal o propósito deste artigo é a fotografia curiosa que o postal ostenta.


Sebastião José de Carvalho e Melo nasceu em Lisboa a 13 de Maio de 1699 e faleceu em Pombal a 8 de Maio de 1782, cinco dias antes de completar 83 anos. Foi o primeiro Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.


Para informação mais detalhada sobre o Marquês de Pombal consulte a Wikipédia < clique.


Vamos então ao que aqui nos trouxe, o postal:


a casa onde morreu o Marquês de Pombal


verso do postal acima mostrado


Lamentavelmente a fotografia não está datada. Apenas sabemos a data de edição da colecção: Maio de 1996.


fotografias de abertura e da estátua do Marquês © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.


Sem comentários: