Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 30 de maio de 2010

Norton de Matos e as Eleições Presidenciais de 1949: 60 Anos Depois


Norton de Matos e as Eleições Presidenciais de 1949: 60 Anos Depois

[ Lançamento editorial ]

31 Maio 2010, 19h00

Socieda de Geografia de Lisboa


De porosidade etérea [ aqui ] recebemos:



clique para ampliar


Esta 2ª feira, dia 31 de Maio, pelas 19h, terá lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa o lançamento do livro "NORTON DE MATOS E AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1949: 60 ANOS DEPOIS", o qual, entre outros aspectos, apresenta como uma das originalidades desta campanha eleitoral o facto de ter sido «a primeira em que as mulheres irromperam na vida pública em Portugal, adquirindo visibilidade e peso político enquanto género e já não apenas, como até então acontecia, como a excepção à regra da exclusão da esfera política da generalidade das mulheres. As oposicionistas não se limitaram a ser as parceiras no feminino nas bandeiras da oposição, o que já não seria pouco. Apresentaram publicamente um diagnóstico impiedoso da realidade das portuguesas fortemente contrastante com o imaginário salazarista da mulher “fada do lar”. E introduziram uma agenda feminista no panorama político português de meados do século passado que, muito por via de uma das grandes polémicas da campanha, a questão religiosa, teve um fortíssimo impacto na opinião pública, obrigando a um contra-ataque do regime, significativamente também protagonizado por mulheres.» (Da Introd., p.18).









Sociedade de Geografia de Lisboa

Rua das Portas de Santo Antão, 100

1150-269 Lisboa

geral@socgeografialisboa.mail.pt

website [ aqui ]



fotografia da Sociedade de Geografia de Lisboa do sítio internet Sociedade de Geografia de Lisboa [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: