Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de dezembro de 2009

O Touro de Matusalém


Martínez-Navarro (esq.) e Landucci (dir.)

junto ao crânio do «Bos buiaensis» [Foto: iphes]


Touro com um milhão de anos encontrado na Eritreia

O exemplar, estudado durante cinco anos, revelou-se uma nova espécie: o «Bos buiaensis»

2009-12-14


O exemplar de touro mais antigo registado até agora foi descoberto na Eritreia por um investigador espanhol. A comunidade científica já afirmou que esta descoberta fica para a história, pois nunca se tinha encontrado um exemplar de touro com características modernas com um milhão de anos. Este será, acreditam os cientistas, um antepassado directo dos touros actuais.


O animal, com cornos de dois metros de envergadura, foi encontrado na localidade de Buia em escavações dirigidas por Bienvenido Martínez-Navarro, do Instituto de Paleoecologia Humana e Evolução Social, com sede em Tarragona, e Lorenzo Rook, da Universidade de Verona. O estudo está publicado no «Quaternary International».

A nova espécie, baptizada de Bos buiaensis, foi encontrada em 2003. Os restos estavam tão fragmentados que o trabalho de reconstrução, em que foi preciso juntar centenas de peças, se prolongou durante vários anos. Esse trabalho foi realizado por Francesco Landucci, da Universidade de Florença.


A espécie, defendem os investigadores, faz a ponte entre os búfalos africanos extintos do género Pelorovis, e o auroque, o ancestral dos bovinos domésticos, Bos primigenius.


O crânio reconstruído está praticamente completo. É muito robusto e parece adaptado a uma dieta de pastos, já que o tamanho dos seus chifres tornaria muito difícil a deslocação em ambientes florestais.


As peças reconstruídas estão no Museu Nacional da Eritreia, em Asmara. Na zona de Buia, perto do Mar Vermelho, encontrou-se em 1995 um crânio de um hominídeo (Homo ergaster) com a mesma antiguidade, o que sugere que as espécies se expandiram pelo mundo na mesma época e seguindo as mesmas vias.

Artigo: A new species of bull from the Early Pleistocene paleoanthropological site of Buia (Eritrea): Parallelism on the dispersal of the genus Bos and the Acheulian culture



Notícia e imagem do sítio CiênciaHoje - aqui - a quem agradecemos.


Sem comentários: