Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mappa dos signaes da barra de Lisboa - 1864

.
clique para ampliarMAPA DOS SIGNAES DA BARRA DE LISBOA
que indicam a apparição, entrada e saída dos navios

Há alguns dias, no decorrer duma pesquisa que andávamos a fazer na Internet, deparámo-nos com a imagem acima, a qual nos deixou deveras intrigados e simultaneamente fascinados.
Procurámos junto de especialistas em marinharia e navegação informações que nos permitissem saber para que servia (serve?) o Mapa representado, quem o utilizava, e com que propósitos, para além do óbvio, ou seja, ser uma representação de sinais gráficos de comunicação visual à distância, sob a forma de bandeiras e flâmulas de diversos formatos e tipos, utilizados pelos navios para se identificarem.

Até este momento ainda não conseguimos apurar nada em concreto, mas continuamos a aguardar a chegada de elementos que nos ajudem nesta matéria. Não resistimos foi a partilhar com os nossos leitores este magnífico e belíssimo Mappa.

Assim que obtivermos resultados, o que esperamos venha a acontecer, voltaremos a este assunto, fica prometido.
Entretanto, se por um acaso do destino, algum leitor dispuser de elementos que nos possam elucidar e ajudar a "navegar nestas águas", agradecemos que nos envie os mesmos pelo email do blogue.

Ficha Bibliográfica (visualização ISBD):
[976626]
PORTUGAL. Direcção Geral dos Telegráfos
Mappa dos signaes da barra de Lisboa [Visual gráfico / Direcção Geral dos Telegraphos do Reino. - [Lisboa] : D.G.T., 1864 ([Lisboa] : Lith. Imp. N.ª l. - 1 gravura : litografia, color.. - Dim. da comp. com letra: 39x44 cm (com esquadria)
CDU 347.79(084.1)
763(=1:469)"18"(084.1)
929.9(084.1)


Com agradecimentos à Biblioteca Nacional de Portugal.
.

Sem comentários: