Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 7 de junho de 2014

Três milhões de documentos sobre o 25 de Abril guardados em Coimbra [ Coimbra ]



Três milhões de documentos sobre
o 25 de Abril guardados em Coimbra
[ arquivismo ]
CD25A - Centro de Documentação 25 de Abril, Coimbra

- - - - -

Três milhões de documentos sobre o 25 de Abril guardados em Coimbra


O Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), com 30 anos de existência, possui “mais de três milhões de documentos”, entre “livros, jornais e revistas, panfletos e comunicados, arquivos, fotografias, cartazes e documentos áudio e vídeo”, além de outras peças.

A poucos dias de assinalar os 40 anos da Revolução, constata-se que “entre os documentos de arquivo”, o Centro possui “o original do plano das operações militares” do 25 de Abril de 1974 ou “a coleção de panfletos produzida pelo Movimento dos Capitães e pelo MFA [Movimento das Forças Armadas]”, destaca o diretor do CD25A, Rui Bebiano.

Também fazem parte arquivos privados do antigo Presidente da República Costa Gomes e dos antigos primeiros-ministros Vasco Gonçalves e Maria de Lurdes Pintassilgo. Nem todos os arquivos privados estão, no entanto, catalogados, por falta de espaço nas atuais instalações do Centro (na Rua Augusta, na alta de Coimbra), salientou Rui Bebiano, adiantando que a nova sede do CD25A (na Rua da Sofia, na baixa da cidade), deverá estar a funcionar no início de 2015.

Fonte: As Beiras

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

CD25A - Centro de Documentação 25 de Abril
Rua Augusta, 25 r/c Dtº, 3000 Coimbra
t. 239 483 036 / f. 239 482 710
40° 12' 45.92" N 8° 24' 54.20" W

fotografia de abertura - a capa da revista “O Século Ilustrado de 04-05-1974, a qual era o suplemento semanal do jornal diário matutino de Lisboa “O Século” - do sítio internet Oceano das Palavras a quem agradecemos.
fotografia do CD25A - Centro de Documentação 25 de Abril do sítio internet Centro de Documentação 25 de Abril [ facebook / © Cláudia Paiva ] a quem agradecemos.

Sem comentários: