Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Exposição de pintura «Meetings» de Isabel Mourão ( Oeiras )


a artista plástica Isabel Mourão é nossa associada.


«Meetings»
[ exposição de pintura ]
Isabel Mourão [ artista plástica ]
20 a 30 Junho 2014, 
Biblioteca Operária Oeirense, Oeiras

- - - - -

Como combinado segue a nota de imprensa e fotografia de um dos trabalhos, desafiando os queridos associados a marcarem presença neste verdadeiro convívio entre pessoas e com os meus quadros! 

beijinhos e obrigada 

Isabel Mourão



fonte Isabel Mourão

- - - - -

Patente até 30 de Junho


Sobre a Pintura de Isabel Mourão

“Será que é possível actualizar, tornar moderno, fazer chegar ao século XX, um tema tão em voga na pintura do século XVIII que se designava por Conversation piece, onde um grupo se encontra e se envolve num aprazível colóquio?
Sim!
É exactamente isso que Isabel Mourão nos propõe:
Revisitar, através das suas obras, um convívio franco que é, por um lado, tema mas que passa também para todos nós, espoletando debates frutuosos, obviamente também estéticos.”

Paulo Morais-Alexandre
Professor do Ensino Superior-História de Arte

“Nesta época de desencontros, “Meetings” transporta coragem. A pintura de Isabel Mourão obriga-nos a observar o “eu” no que o “outro” sempre significa para nós. Isso é encontro. É luta. E coragem.
Trabalhar a tela e a cor até ao ponto em que nos desfazemos de parte do que somos para nos ultrapassarmos pelos encontros, em descansos e cansaços, pelas alegrias e desvirtudes com que nos encontramos nos outros – eis o que a Isabel Mourão tão brilhantemente nos propõe nesta sua Exposição.

“Meetings”, com as suas árvores que escondem sonhos, as suas multidões em busca da palavra, rios de desejos de encontros, é uma Exposição de seres e sombras projetadas, arrancadas da tela – ou rasgadas dela!
Esta é uma Mostra que a está a levar Isabel Mourão do registo figurativo para o mundo da figuração onírica não-surrealista. Pois é: os trabalhos de Isabel Mourão são produto do sonho alerta, real. O que está distorcido é o resultado, não a premissa. Isto e só isto já corresponderia a um caminho novo que a Isabel está a percorrer e a deixar-nos percorrer. Mas é mais do que isso: é o fruto da vontade da autora em nos dar – verdadeiramente oferecer – uma nova coragem para nos encontrarmos. Entre nós e com a Pintura.”

Manuel Carmo
Presidente da Manuel Carmo Foundation-NY

“...sigo pensando que tu pintura es excelente y que seguiras sorprendiendonos positivamente com tu Arte…!”..

Georges Gomez Y Caceres , (Curador do museu do Louvre)

Os trabalhos de Isabel Mourão  são inquietantes. Quem já conhece grande parte da sua obra, sente que espiritualmente se esbate cada vez mais com o falar das suas imagens que dialogam entre si, transmitindo a segurança com que a autora executa e nos oferece a sua Arte.

Webili
(Abílio Pereira Coutinho)- Artista Plástico

“Isabel Mourão - a pintora

Isabel Mourão desafia-nos à descoberta propondo-nos pela pintura os modos de fazer “colagens”, iludindo-nos de um modo subtil, indiciando o prazer de brincar ao fazer e desfazer, o tudo e o nada, tão próprio dos artistas (poucos!) mas tão capazes de ignorar o preconceito, libertando o conceito do óbvio, propondo-nos o sonhar acordados.

Os ornatos que constituem os vários ornamentos qual pintura independente que vai povoando a sua obra de agora, ombreiam, ombro a ombro (como gentes...), lado a lado (como coisas...), com esboços pintados (uns mais desenhos que outros), num envolvente discurso, tanto estético quanto artístico onde harmonia e desafio se conjugam.
Isabel Mourão usa tudo isto combinando compromissos entre o desenho e a pintura, onde cada vez mais esta liberta o desenho não se libertando dele, como fazem os verdadeiros amantes.

È no cruzar das sombras, no senti-las com o olhar qual sortilégio do convívio, quer fascinante ou ignóbil, que os personagens por si criados emergem deste compromisso de pincelar com luz/cores; daquelas com que se faz, bem, a pintura, essa boa/nova pintura da Isabel Mourão.”

Cascais (Oficina do Desenho), 4 de Junho de 2014
Rui Aço
Director da Oficina do desenho

“Encontros e desencontros.

Eis o que Isabel Mourão nos propõe através destas suas novas pinturas. É mais que uma
exposição, é um convite a nos revermos, como em espelho , nas suas telas.
A Isabel convida-nos a entrar no ambiente, a partilhar a refeição, e a substituirmos como numa colagem, os seus personagens por nós próprios. Onde nos inserimos? Quem seremos? O que à primeira vista parece ser uma exposição que convida e exalta ao convívio, após uma maior demora do olhar, se torna intimista, ao entrarmos no ambiente intrigante e dúbio que deixa transparecer nas suas pinturas.
Através de um sábio jogo de cores que Isabel torna ambiente,personificam-se expressivos traços e movimentos e surgem presenças de olhares intencionais ou vazios nas quais vamos inventando e procurando a nossa personagem.”

Sofia Muller
Curadora

fonte Isabel Mourão

- - - - -

Biblioteca Operária Oeirense
Rua Cândido dos Reis, 119 r/c, Oeiras
t. 21 442 66 91
geral@cm-oeiras.pt [ CM Oeiras ] / website [ CM Oeiras ]
38° 41' 34.63" N 9° 18' 48.47" W

fotografia de abertura - a nossa associada e artista plástica Isabel Mourão no seu labor artístico - do sítio internet Isabel Mourão [ facebook ] a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca Operária Oeirense © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: