Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

«Museu Britânico usa scanners para desvendar segredos das múmias» [ Reino Unido ]



Museu Britânico usa scanners
para desvendar segredos das múmias
[ arqueologia ]
Reino Unido

- - - - -

Museu Britânico usa scanners para desvendar segredos das múmias


O Museu Britânico utilizou scanners de última geração para desvendar segredos guardados por múmias egípcias e sudanesas.

Um total de 8 das 120 múmias do acervo do museu foram submetidas à realização de tomografias computorizadas em vários hospitais de Londres. Os resultados dos exames revelaram rostos, ossos, pele e até mesmo alguns órgãos internos que permaneciam preservados.

Foi possível, inclusive, determinar o sexo de algumas das múmias, o que permanecia indefinido desde que foram adquiridas pelo museu, há 250 anos. Os exames permitiram também recolher dados valiosos sobre o processo de embalsamento e enterro, tudo sem abrir os túmulos e perturbar as múmias.

Os resultados destas análises tomográficas vão constar de uma animação gráfica que será exibida como parte da exposição «Ancient Lives, New Discoveries» que o museu inaugura no próximo mês de maio.

De acordo com o Museu Britânico, a exposição procurará ‘oferecer um retrato’ das vidas de oito pessoas que viveram no Vale do Nilo ao longo de mais de 4 mil anos – desde o Egito pré-histórico até o Sudão cristão.

Fonte: TSF

Artigo completo

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

fotografia de abertura - uma múmia egípcia do Museu Britânico - do sítio internet Baixaki a quem agradecemos.

Sem comentários: