Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

60.º Aniversário do C.P.A.S. - Centro Português de Actividades Subaquáticas [ Lisboa ]



60.º Aniversário do C.P.A.S. - Centro Português de Actividades Subaquáticas
[ aniversário ]
21 e 22 Novembro 2013
C.P.A.S. -  - Centro Português de Actividades Subaquáticas, Lisboa

- - - - -

Caros Sócios e Amigos,

Temos a sorte de estar a presenciar um momento único na história do mergulho - até das nossas vidas se quiserem.

Quando J. Y. Cousteau se aventurou nas profundezas dos oceanos para explorar o desconhecido, trouxe com ele imagens e histórias que inspiraram toda uma geração de mergulhadores - diria de exploradores.
Com paixão e entusiasmo os primeiros mergulhadores nos anos 50 e 60 exploraram este novo mundo submerso; usavam o mergulho para investigar, documentar e estudar um habitat até então desconhecido. Descobriam novas formas de vida, naufrágios e formações geológicas singulares.

O CPAS foi fundado em 1953 com esta nobre missão: o estudo multidisciplinar deste novo mundo e a formação das capacidades subaquáticas dos seus exploradores que, como todos os pioneiros, começaram pela caça. Os sócios fundadores, Jorge Albuquerque, Nuno Caupers Bragança, Fernando Correia Ribeiro, Herculano Trovão, Eduardo Caupers, Jorge Bettencourt de Castro, e outros, viveram esta visão e foram pioneiros nacionais (e em muitos casos internacionais) em todas as disciplinas relacionadas com o mundo subaquático: fotografia, filme, arqueologia, ecologia, biologia e medicina do mergulho e hiperbárica, para mencionar as principais.

O crescimento da atividade do mergulho a partir dos anos 80, sob a forma de uma atividade mais lúdica e recreativa teve como resultado positivo o desenvolvimento de programas de formação profissionalizada, da  inovação e desenvolvimento de melhores equipamentos e da criação de toda uma infraestrutura logística e operacional de apoio ao mergulho.
Mas resultou também numa separação entre a maioria da comunidade de mergulhadores e a paixão pela exploração, investigação e conservação que os nossos fundadores cultivaram nas primeiras gerações. Essas nobres tarefas de exploração e investigação ficaram progressivamente delegadas a grupos restritos de "elites", que não viam com bons olhos a intromissão de "mergulhadores recreativos" nos seus projetos.

É com muita alegria que assistimos hoje ao retomar da nobre missão do CPAS - com recurso a programas de ensino exigentes e abrangentes, o CPAS está a formar equipas de mergulhadores altamente capazes e competentes para planear, gerir e executar projetos de investigação e exploração subaquática cada vez mais complexos.  Aliado à crescente preocupação e interesse pela conservação do meio subaquático, assistimos à criação de projetos por toda a parte e a convites para mergulhadores "recreativos" se juntarem a equipas de cientistas para participarem em reais e sérios projetos de investigação científica.

Sessenta anos passados desde a nossa Fundação, estamos orgulhosos por poder afirmar que a missão exploratória e científica continua firmemente implantada hoje no ADN do CPAS.
Assim, convidamos todos os nossos sócios e amigos a participarem no jantar comemorativo do nosso 60º aniversário - com a força e apoio de todos, conseguiremos levar o CPAS ainda mais além.

PROGRAMA – 60º ANIVERSÁRIO DO CPAS

Dia 21 de Novembro de 2013 (quinta-feira) - Palestras na sede (entrada livre)

20:00 – 20:30 - "Project Baseline : Ciência Subaquática Participativa" por Ricardo Constantino
20:30 – 21:00 -  “Rebreathers – do Técnico ao Recreativo” por Pedro Lage 
21:00 – 21:30 - “Contribuição do CPAS para a Arqueologia e Malacologia em Portugal” por Margarida Farrajota
21:30 – 22:00 – “O Passado e Futuro da Descompressão” por João Carvalho
22:00 – 22:30 - “Aplicações de Medicina Hiperbárica – para quê?” por Paulo Gama Franco 
22:30 – 23:00 - “O Mar como Inspiração” por Luís Quinta 
23:00 -  Debate

Dia 22 de Novembro de 2013 (sexta-feira) – Jantar Comemorativo na MMC

19:30 - 20:30 – Serviço de aperitivos na sala do rés- do- chão
20:30 – 22:30 - Jantar no 1º andar
22:30 – 23:00 – Entrega de cartões comemorativos aos sócios antigos e lembranças personalizadas do CPAS aos convidados e sócios presentes
23:00 – 24:00 – Sessão Musical

Durante o jantar será exibido um apontamento audiovisual.

O jantar será servido na Messe da Marinha em Cascais (Baía de Cascais), pelo preço de 25€, sendo obrigatório o uso de gravata ou gola alta para os cavalheiros (norma da MMC). 

As inscrições para o jantar estão abertas na sede do CPAS – R. Alto do Duque, nº45, das 19:30 às 23:00 (dias úteis) ou por transferência bancária para o NIB: 0036 0126 9910 0046 633 54. Agradecemos o envio de comprovativo de pagamento para RESERVAS@CPAS.PT com indicação de nome e contacto telefónico de cada participante, até 15 de Novembro de 2013. 

Para comemorar as 6 décadas da existência do CPAS, ao serviço do Mar e do Mergulho e porque a longevidade é uma dimensão importante, o CPAS convida todos aqueles que se quiserem associar ao evento, participando no programa que preparámos para festejar consigo esta data.
Partilhe deste momento único na história do mergulho e da nossa vida. 

Pela Direção,
Margarida Farrajota

-----
CPAS – Centro Português de Actividades Subaquáticas
Rua Alto do Duque 45, 1400-009 Lisboa
T 213.016.961  |  F 213.020.356
www.CPAS.pt  |  CPAS@cpas.pt
www.facebook.com/groups/CPAS.1953/






fonte 
Margarida Farrajota - C.P.A.S. – Centro Português de Actividades Subaquáticas


- - - - -

C.P.A.S. - Centro Português de Actividades Subaquáticas
Rua Alto do Duque, 45, 1400-009 Lisboa
t. 21 301 69 61 / f. 21 302 03 56
estacionamento - rua
38° 42' 4.46" N 9° 13' 20.78" W

fotografia de abertura do sítio internet Fotosefotos - A arte na fotografia, veja muitas fotos incríveis! a quem agradecemos.
fotografia do C.P.A.S. - Centro Português de Actividades Subaquáticas © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: