Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

domingo, 14 de abril de 2013

Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega




Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega
[ navios ]
Noruega

- - - - -

Submarino nazi encontrado ao largo da Noruega

Os destroços de um submarino nazi da Segunda Guerra Mundial, afundado com 48 pessoas a bordo, foram encontrados ao largo da costa da Noruega, durante trabalhos para um oleoduto, anunciou hoje o museu marítimo norueguês. O “U-486 foi torpedeado e partido ao meio por um submarino britânico em abril de 1945, pouco depois de ter largado de Bergen, oeste da Noruega, de acordo com Arild Maroey Hansen do museu marítimo de Bergen. Não houve sobreviventes.a a reduzir significativamente o sinal de radar”, acrescentou Maroey Hansen, à rádio pública NRK.
(…)
O “U-486 encontra-se a cerca de dois quilómetros do submarino alemão “U-864, que também foi afundado em 1945 com dezenas de toneladas de mercúrio a bordo, uma carga perigosa que durante anos preocupou governos e políticos noruegueses.
Os responsáveis têm examinado qual a melhor forma de limitar os riscos ambientais do mercúrio, hesitando entre fazer emergir os destroços – também partidos em duas partes – ou cobri-los com um sarcófago.
(...)

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Sobre os submarinos classe U-486 e esta notícia veja em German submarine U-486 em The U-boat Wars 1939-1945 (Kriegsmarine) and 1914-1918 (Kaiserliche Marine) and Allied Warships of WWII - uboat.net em The Raw Story | America’s #1 completely independent news and politics source e em World News | Breaking US News and International News Headlines - GlobalPost

fotografia de abertura - os destroços do submarino U-486 afundado ao largo da Noruega - do sítio internet História Militar - Carlos Daroz a quem agradecemos.

Sem comentários: