Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Teatro Nacional de São Carlos: 220 anos




Teatro Nacional de São Carlos: 220 anos
[ aniversário ]
Lisboa

- - - - -

O Teatro Nacional de São Carlos comemora este ano o seu 220.º Aniversário.
Eis uma curta síntese da sua origem e história.

“Nasceu para substituir a Real Ópera do Tejo, um teatro faustoso e fatídico inaugurado em 1755, apenas alguns meses antes do terramoto que o arrasou. Graças às movimentações de um grupo de ilustres e bem-sucedidos negociantes liderados pelo Barão de Quintela, que cedeu os terrenos para a sua implantação, foi obtida licença real para a edificação, completada em apenas seis meses. Foi inaugurado a 30 de Julho de 1793, sob os auspícios de D. Maria I, com a apresentação da ópera La Ballerina Amante, de Domenico Cimarosa. Inspirado no Teatro La Scala de Milão, o edifício tem-se mantido quase inalterado ao longo dos tempos, poupado que foi aos incêndios que os sistemas de iluminação antigos, inicialmente à luz de velas e posteriormente a gás, provocaram em tantas outras salas nacionais e estrangeiras. Classificado como monumento nacional em 1928, o Teatro Nacional de São Carlos mantém como agrupamentos artísticos residentes o Coro do TNSC, o único coro profissional do país e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, que neste ano comemora o seu vigésimo aniversário. Tem ainda uma estrutura de apoio, no próprio edifício, de técnicos, oficinas e espaços essenciais para produzir as grandes obras levadas ao palco.
(…)
Em Abril e Maio, o TNSC celebra a efeméride dos 220 anos com uma evocação de Verdi, uma trilogia composta pelas óperas Il Trovatore, La Traviata e Rigoletto.”

in Agenda Cultural Lisboa Março 2013, pág. 12

- - - - -

Teatro Nacional de São Carlos
Rua Serpa Pinto, 9, 1200 – 442 Lisboa
t. 21 325 30 00
38° 42' 32.48" N 9° 8' 29.49" W

fotografia de abertura - o Teatro Nacional de São Carlos numa gravura de Charles Legrand de ca. 1850 - do sítio internet Biblioteca Nacional Digital a quem agradecemos.
fotografia do Teatro Nacional de São Carlos do sítio internet Wikimedia Commons © Lijealso a quem agradecemos.

Sem comentários: