Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tábua de cerâmica com escrita legível mais antiga da Europa


Portal do Leão, Micenas, Grécia


Tábua de cerâmica

com escrita legível mais antiga da Europa

[ arqueologia ]

Peloponeso, Grécia


- - - - -


Descoberta tábua de cerâmica com escrita legível mais antiga da Europa


Placa de argila muda tudo aquilo que se sabia sobre as origens da alfabetização


Michael Cosmopoulos (à esquerda) no local das escavações.


Uma tábua de cerâmica com mais de três mil anos, com o texto legível mais antigo da Europa, foi encontrada numa antiga lixeira, em Peloponeso, na Grécia, segundo anunciou Michael Cosmopoulos, arqueólogo da Universidade do Estado do Missouri-St. Louis (EUA). Trata-se de uma placa de argila, que se julga corresponder a um registo financeiro. Será publicado um artigo sobre a pedra na edição deste mês da «Proceedings of the Athens Archaeological Society».


O artefacto foi encontrado durante escavações – sob a supervisão da Escola de Arqueologia de Atenas, começaram em 2006 e já revelaram ruínas de uma enorme estrutura com grandes muralhas de entre 1550-1440 a.C. –, numa colina de Iklaina, uma pequena aldeia do departamento de Messene, 300 quilómetros a sudoeste de Atenas.

“Isto é um caso raro onde arqueologia vai ao encontro de textos antigos e mitos gregos”, segundo referiu ao «Past Horizons Archaeology News». Esta tabela de argila muda tudo aquilo que se sabia sobre as origens da alfabetização e a burocracia, durante a Idade do Bronze, na Europa do sul. O fragmento mede cinco centímetros por oito.


Placa tem inscrição em Linear B.


A inscrição corresponde a uma forma de escrita – Linear B – usada antes da existência da Grécia Antiga pelos Micénicos, um povo da Idade do Bronze que dominou grande parte do território grego 1.600 anos antes e Cristo, na época da Guerra de Tróia descrita na Ilíada de Homero.


A placa tem, de um lado, uma lista de nomes e números; no outro, uma verba relativa à confecção, segundo revelou o Cosmopoulos, que também é director do Iklaina Archaeological Project, acrescentando que esta descoberta sugere que "a burocracia e a literacia foram desenvolvidas mais cedo do que se pensava".


Segundo o especialista, o sítio em que a placa de argila foi encontrada terá sido uma antiga lixeira do Peloponeso que foi atingida pelo fogo. Felizmente, a inscrição não se perdeu, uma vez que a argila terá cozido com as altas temperaturas do incêndio. O local foi destruído provavelmente no ano 1400 a.C, antes de ser invadido pelo reino de Pilos, cujo rei, Nestor, é mencionado na Ilíada.


fonte Ciência Hoje


- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Wikipédia © 2004 David Monniaux a quem agradecemos.


Sem comentários: