Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Arquivo do cardeal Cerejeira


Cardeal Dom Manuel Gonçalves Cerejeira [ 29-11-1888 — 02-08-1977 ]


Arquivo do cardeal Cerejeira

[ arquivismo ]

Lisboa


- - - - -


Arquivo do cardeal Cerejeira: 319 caixas de documentação e milhares de fotografias



O cardeal-patriarca de Lisboa admitiu que possam ter desaparecido documentos do arquivo de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, visto que este “emprestou alguma documentação” e não sabe se ela voltou.

Na sessão pública de apresentação dos resultados do projecto de organização e descrição da documentação de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, o actual patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sublinhou que o seu antecessor emprestou documentação ao embaixador Franco Nogueira e recorda-se — na altura – de ter visto um cartão escrito pelo cardeal Cerejeira a Oliveira Salazar onde defende a Juventude Operária Católica (JOC), no entanto “nunca mais” viu esse cartão. O fundo arquivístico de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, 14º cardeal patriarca de Lisboa, encontra-se dividido em quatro sub-fundos, correspondente a quatro áreas funcionais do prelado: Secretaria Particular do cardeal Cerejeira (1929-1971) — abrange todo o período à frente da diocese; actividade desenvolvida enquanto estudante e professor da Universidade de Coimbra (1909-1928); arcebispo de Mitilene e vigário capitular do Patriarcado de Lisboa (1928-1929) e patriarca resignatário (1971-1977).

As 319 caixas de documentação albergam 22.965 documentos simples e compostos, 8.162 recortes de imprensa organizados em 210 temáticas, 660 dossiers e 329 capilhas de recortes de imprensa organizados cronologicamente. Acrescem a este espólio 3841 provas fotográficas organizadas em 82 álbuns, bem como 2961 fotografias avulsas organizadas.

O arquivo ficará disponível para os investigadores a partir de 2 de Maio.


Fonte: Agência Ecclesia


fonte pportodosmuseus


- - - - -


fotografia de abertura do sítio internet Missa Gregoriana em Portugal a quem agradecemos.


Sem comentários: