Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 9 de abril de 2011

Isto é Arte?!


Fountain, Marcel Duchamp, 1917

Isto é Arte?!
[ curso ]
09 e 10 Abril, 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30
Centro de Arte Manuel de Brito, Algés

- - - - -


Partindo da premissa de que o conhecimento em geral concorre para um melhor viver, os Cursos Livres, dirigidos ao público jovem e adulto, têm constituído um espaço privilegiado para a sensibilização dos participantes nas mais diversas áreas relacionadas com o património cultural. Conscientes que as manifestações culturais modernas e contemporâneas são por inerência as mais difíceis de interpretar, e por isso mesmo as mais inquietantes, os cursos propostos para o presente ano - Isto é Arte?! e Traços da Contemporaneidade: Introdução à Arte Contemporânea - constituirão um ponto de partida para melhor entendermos a produção artística dos nossos tempos.
Imagens, textos, músicas, excertos de documentários e filmes são alguns dos meios explorados para estimular a reflexão e a discussão de ideias em ambos os cursos.

Isto é Arte?!
9 e 10 de Abril de 2011

Sábado e domingo, das 10H00 às 13H00 e das 14H30 às 17H30

Tem como ponto de partida um dos comentários mais frequentes perante as obras de arte do nosso tempo - Isto é Arte?! Este comentário é revelador de expectativas não cumpridas… de variações no “pensar, fazer e experienciar” a produção artística contemporânea.
Reflectimos sobre esta indignação e identificamos as características que na arte provocam frequentemente aquele comentário.
Para compreendermos estas mudanças, fazem-se breves percursos pela história da arte que permitam reconhecer diferenças mas também permanências ao longo dos tempos. Percebe-se ainda a origem histórica das marcas do nosso tempo e daquele comentário.
Concepção e coordenação: Magda Henriques

Traços da Contemporaneidade: Introdução à Arte Contemporânea
12 e 13 de Novembro de 2011

Sábado e domingo, das 10H00 às 13H00 e das 14H30 às 17H30

No presente curso será feita uma aproximação à Arte Contemporânea do início do século XIX aos nossos dias para conhecimento e reflexão sobre as práticas comuns ao “pensar e fazer artístico contemporâneo”. De forma dinâmica e dialogada, serão feitos percursos pela História da Arte que permitem reconhecer rupturas e continuidades e perceber a origem histórica das marcas do nossotempo. Desta forma serão desenhados os principais traços da nossa época através daqueles que são hoje considerados os seus grandes marcos – Modernismo, Pós-Modernismo e Altermodernidade.

Concepção e coordenação: Magda Henriques

Magda Henriques
Licenciada em História, Variante de Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade doPorto. Professora de História das Artes, na Academia Contemporânea do Espectáculo e na Universidade do Autodidacta e Terceira Idade do Porto. Responsável pelos programas de actividades pedagógicas, “Derivas Artísticas”, da Associação Circular e “As máquinas mudaram a arte”, da Associação Quarta Parede.
Tem desenvolvido programas, no âmbito da arte contemporânea, destinados a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, em diferentes zonas do país, sendo de destacar a Fundação de Serralves, a Culturgest, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Maria Matos, o Pavilhão de Portugal em parceria com o Departamento de História da Arte da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Centro Cultural Vila Flor, o CENTA, o Centro Cultural de Cascais, o Festival Escrita na Paisagem e escolas e câmaras municipais variadas.

______________________________________________________________________________________________
Cursos dirigidos ao público jovem e adulto

INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Oeiras – DPHM – Edifício Atrium, Rua Coro Santo Amaro de Oeiras, 4, 2780 – 379 Oeiras.
Telefone – 214 408 529/ 214 408 587
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

INSCRIÇÕES
A partir de 1 de Março de 2011, no Centro Comercial Oeiras Parque, Av. António Bernardo Cabral de Macedo, loja nº. 1146 – Loja de Informação e Divulgação Municipal, piso 1, Oeiras. 2770-219 Oeiras. Das 10h00 às 21h00.

Por correio postal, deverá preencher a ficha contida neste programa e remetê-la, juntamente com o cheque, para:

Câmara Municipal de Oeiras – DPHM
Edifício Atrium,
Rua Coro Santo Amaro de Oeiras, 4
2780 – 379 Oeiras

A participação implica a inscrição e o respectivo pagamento no valor de 30,00, por cada curso, e está condicionada à lotação prevista.

LOCAL DAS SESSÕES
Centro de Arte Manuel de Brito, Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone. Algés.

ORGANIZAÇÃO
CMO – Divisão de Património Histórico e Museológico.



- - - - -


Centro de Arte Manuel de Brito
Palácio Anjos
Alameda Hermano Patrone,
1495-064 Algés
t. 21 411 14 00


fotografia de abertura do sítio internet The Dancing ManDuh Bonanza a quem agradecemos.
fotografia do Palácio Anjos do sítio internet Actividades de Cultura em Lisboa a quem agradecemos.

Sem comentários: