Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Noites Com Poemas - Celebrando a República


n.b.: O dinamizador Jorge Castro é nosso associado.


Noites Com Poemas
Celebrando a República
[ tertúlia de poesia ]
Ana Gaspar [ participante ]
15 Abril 2011, 21h30
Biblioteca Municipal de Cascais, São Domingos de Rana - Massapés - Tires

- - - - -


A nossa convidada para a sessão de Abril das Noites com Poemas, Ana Gaspar, virá propor-nos um tema que, podendo parecer insólito em termos de poesia, não deixa de ser profundamente desafiante:

- Celebrando a República - a aplicação da Lei da Separação do Estado das Igrejas no concelho de Cascais

Conforme as palavras da própria: a 20 de Abril de 1911 foi publicado um dos principais diplomas da República: a Lei da Separação do Estado das Igrejas. Além de ter colocado a religião no estrito foro da família, separando-a do Estado, através desta iniciativa legislativa a República regulamentou e administrou as actividades cultuais e, sobretudo, integrou na Fazenda Nacional o riquíssimo património da Igreja Católica.

Bastante polémica, provocou a animosidade da hierarquia da Igreja Católica, nomeadamente de todos bispos portugueses e da própria Santa Sé e, segundo alguns autores, foi, a par da participação de Portugal na I Guerra Mundial, responsável pela queda da I República.

Pretende mostrar-se a aplicação da Lei da Separação no concelho de Cascais, as suas consequências e reacções, à luz da documentação administrativa do poder central republicano.

Aos demais participantes caberá a arte de descobrir os caminhos poéticos que conduzam ao tema proposto, sempre na perspectiva que defendemos de que a poesia se faz da própria vida, para ser viva. E actual, para ser actuante.

Dia 15 de Abril (sexta-feira), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, lá estaremos, contando com todos e cada um.

Um abraço.

Jorge Castro



- - - - -



Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana
Rua das Travessas, Bairro do Moinho - Massapés - Tires
2785-285 São Domingos de Rana
t. 21 448 19 70
f. 21 448 19 79


38° 43' 9.08" N
9° 20' 35.36" W

fotografia de abertura do sítio internet Gambozino © Júlia Galego a quem agradecemos.
fotografia da Biblioteca © josé antónio • comunicação visual, reprodução proibida.

Sem comentários: