Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de junho de 2010

Programa da Hemeroteca Municipal de Lisboa


Programa da Hemeroteca Municipal de Lisboa

[ diversas actividades ]

Junho 2010

Hemeroteca Municipal de Lisboa


De Maura Pessoa, Hemeroteca Municipal de Lisboa [ aqui ] recebemos:


Agradecemos a divulgação, se possível, destas actividades que envio em anexo. Para mais informações ou outros esclarecimentos contactar:


Maura Pessoa

Técnica Superior de Comunicação Social

Hemeroteca Municipal de Lisboa

Serviço de Actividades Culturais e Educativas

R. de São Pedro de Alcântara, 3

1250-237 Lisboa

T. 213246290

E-mail: maura.pessoa@cm-lisboa.pt

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt


Anexo:


JUNHO 2010

MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS

As Marchas Populares de Lisboa na Imprensa Portuguesa

(1932-2010)

Átrio e Escadaria

Até 30 Junho


COLÓQUIOS & CONFERÊNCIAS

As Marchas Populares de Lisboa: passado, presente e futuro

Ciclo de Conferências


4.ª Conferência

Marchas Populares em Lisboa: a performação musical na identidade bairrista

Por Ricardo da Silva Pinto (Instituto de Etnologia da UNL)

23 Jun. | 18H | Sala do Espelho


Tertúlia

Letristas, compositores e cantores das Marchas Populares de Lisboa

12 Jun. | 15H30 | Pátio


Mesa Redonda

Marchas Populares de Lisboa: passado, presente e futuro

30 Jun. | 17H | Sala do Espelho


PERCURSOS HISTÓRICOS

“Três tiros que abalaram a Monarquia”

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Realiza-se, alternadamente, aos Sábados (10h), para o público em geral, com as terças e quintas-feiras reservadas para as escolas e colectividades, respectivamente às 11 e 15h. Sujeita a inscrição prévia.


“Bairro Alto – Capital do Jornalismo Português”

Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio terá início e terminará no repositório da memória jornalística nacional, a Hemeroteca Municipal de Lisboa. Sujeito a inscrição prévia: para o público em geral (Sábados, 15h); para escolas, grupos e colectividades, todas as quartas-feiras, às 15h.


“Ribeiro de Carvalho (1880-1942) – Da Escrita à Política”

Figura singular da I República, Ribeiro de Carvalho destacou-se sobretudo como político e jornalista. Carbonário, maçon, deputado às Constituintes, tradutor, poeta, foi ainda um “grande” director do jornal República, onde desenvolve uma intensa actividade até 1941. Este roteiro propõe-se revisitar alguns dos espaços emblemáticos da cidade de Lisboa relacionados com a vida e obra de Ribeiro de Carvalho, num percurso cheio de surpresas.

Sujeito a inscrição prévia: para o público em geral, escolas, grupos e colectividades, realiza-se às quartas-feiras, às 10.30h.


LISBOA REPUBLICANA – Roteiro Patrimonial

Roteiro Associativismo, Educação e Habitação

Visita pelos centros republicanos, associações, e escolas criadas durante a I República, com uma referência pelas universidades e bairros mais importantes edificados durante este período. Ponto de Encontro: à porta da Confeitaria Nacional (Praça da Figueira).

20 Jun. 11H. Marcações: 213 246 290


VISITAS DE ESTUDO

“Ao Encontro da Hemeroteca de Lisboa”

Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia, com datas e horas a serem posteriormente marcadas conforme a disponibilidade dos interessados. Público-alvo: escolas do ensino básico (2.º/3.º ciclo) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação. Duração da visita: 2h.


“As Ruas têm nome – Ler a Toponímia”

Actividade desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, consiste numa visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler a aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. No seguimento da visita, os alunos deverão realizar na escola um trabalho sobre esta temática, que posteriormente será exposto na Hemeroteca no final do ano lectivo. Sujeita a inscrição prévia.







Hemeroteca Municipal de Lisboa
Rua de S. Pedro de Alcântara, 3
t. 21 324 62 90

hemeroteca@cm-lisboa.pt

website [ aqui ]



fotografia da Hemeroteca do sítio internet Revelar LX [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: