Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

sábado, 19 de junho de 2010

Vêm aí os franceses! A construção das Linhas de Torres (1810)


Forte do Zambujal


Recriação histórica no Forte do Zambujal

Vêm aí os franceses! A construção das Linhas de Torres (1810)

[ recriação histórica ]

20 Junho 2010, 16h00

Forte do Zambujal, Zambujal


Da Câmara Municipal de Mafra [ aqui ] recebemos:



RECRIAÇÃO HISTÓRICA NO FORTE DO ZAMBUJAL

No bicentenário da 3.ª invasão francesa, a Câmara Municipal de Mafra organiza uma viagem aos tempos da construção das Linhas de Torres. No próximo domingo, dia 20 de Junho, pelas 16 horas, assista à recriação histórica “Vêm aí os franceses! A construção das Linhas de Torres (1810)”, que se realiza no Forte do Zambujal.


Há 200 anos, portugueses e ingleses uniram-se na missão de defender Portugal da 3.ª invasão francesa. Ao poder dos canhões e das baionetas, sobrepôs-se a força da pá e picareta, no esforço de milhares de camponeses e soldados que construíram linhas de protecção à cidade de Lisboa.


Entre as 152 fortificações que foram construídas (integradas nas denominadas “Linhas de Torres”), destaca-se a obra n.º 95, o Forte do Zambujal, um dos redutos que envolveu um grande esforço construtivo.

Era muita a azáfama dos preparativos na construção do forte: equipas de trabalhadores escavam o fosso e preparam todas as construções, populares apoiam na preparação dos alimentos, militares portugueses e ingleses orientam os trabalhos... episódios que agora ganham “vida” através de uma recriação histórica!


Como chegar ao Forte do Zambujal?


A partir de Mafra - seguir em direcção a Zambujal/ Senhora do Ó/ Carvoeira. Quando chegar à localidade do Zambujal, o caminho está devidamente assinalado. A partir da Ericeira - seguir em direcção à Carvoeira/ Senhora do Ó. Chegando à Senhora do Ó, siga em direcção a Zambujal.


Outras actividades


Visite ainda a exposição de viaturas militares antigas, organizada pelo Clube Todo-o-terreno de Oeiras. Cerca de 40 viaturas militares estarão em exposição em frente ao Palácio Nacional de Mafra, entre as 12h00 e as 15h00, seguindo-se um desfile até ao Forte do Zambujal, onde estarão em exposição até às 17h00.



fotografia de abertura do sítio internet Itinerante [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: