Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

XVIII Festival Sete Sóis Sete Luas


Sete Sóis Sete Luas

[ festival / concertos ]

25 Junho a 03 Setembro 2010, 22h00 [ sextas ]

Fábrica da Pólvora de Barcarena


De Carlos Alberto Pinto, Câmara Municipal de Oeiras [ aqui ] recebemos:


clique para ampliar


25 de Junho

INAKI PLAZA e ION GARMENDIA País Basco

Depois de integrarem durante seis anos o grupo de Kepa Junkera, os músicos Iñaki Plaza (trikitixa, txalapartas, tubiogh e percussões) e Ion Garmendia (txistu, alboka, txalapartas, tubiogh e percussões), conceberam um projecto muito pessoal e intuitivo: uma proposta multidisciplinar baptizada como 20 Hatz Proiekt (projecto 20 dedos). Uma das suas apostas é a pesquisa de novos sons entre o acordeão diatónico e a txalaparta, a típica percussão do País Basco.

Estreia Nacional


2 de Julho

MERCEDES PEÓN Galiza

Mercedes Peón é uma das artistas mais representativas da nova geração da música galega e apresenta um espectáculo pleno de energia e de ritmos. Nascida em La Coruña, realizou um notável trabalho de recuperação das melodias da tradição oral galega e ganhou importantes prémios, como o prémio à autenticidade do Festival Cidade Vella de Santiago de Compostela. Colaborou com artistas como Xosé Manuel Budiño, Manu Chau, Carlos Nuñez, Kepa Junkera, realizando também conferências sobre o seu trabalho na Sorbonne de Paris, na Escócia e na Alemanha.


9 de Julho

EUGENIO BENNATO Itália

Eugénio Bennato, em 1969, foi o fundador da NCCP, o primeiro e mais destacado grupo de recuperação da música do sul da Itália, realizando com este grupo tournées em todo o mundo. Hoje é um dos mais prestigiados artistas da música popular italiana. Em 1998 fundou o projecto «Taranta Power», que recupera os ritmos e os instrumentos da tradição da “pizzica tarantata” misturando-os com experiências e estilos musicais mais contemporâneos. Em 2001 Peter Gabriel convidou Eugénio Bennato com o projecto «Taranta Power» para participar no festival Womad na Austrália e em Singapura.

Estreia Nacional


16 de Julho

MÁRIO LUCIO Cabo Verde

Mário Lúcio é dos mais prestigiados músicos de Cabo Verde. Já foi leader do conhecido grupo Simentera, actuando com este grupo nos mais importantes festivais de world music de todo o mundo. O concerto de Mário Lúcio oferece uma inesquecível viagem aos sons cabo-verdianos, mornas, coladeiras, funaná, que envolvem o público com os seus ritmos de festa.


23 de Julho

MASSIMO LAGUARDIA Sicília

Massimo Laguardia é um dos artistas que melhor representa a grande tradição da música popular da Sicília. Foi fundador de algumas das formações históricas da Sicília (Agricantus, Taberna Mylensis...), colaborador de conhecidos grupos como os Inti Illimani e também actor músico no filme de Emanuele Crialese “Nuovomondo” (apresentado no Festival do Cinema de Veneza 63). Massimo Laguardia representa com grande força a vitalidade da alma popular do Sul da Itália e é mestre das «tammorre», as típicas percussões sicilianas, que ele mesmo constrói e que protagonizam o seu animado concerto.


30 de Julho

BANDA DEL PEPO Múrcia

La Banda Del Pepo, que nasceu em 1999 em Múrcia, apresenta no novo trabalho “Tanto por hacer” uma fusão de sons mediterrâneos, cheia de aromas urbanos e crítica social. Os temas da Banda Del Pepo convidam a um mundo de cores e sabores mediterrâneos, ligando o folclore do sul da Espanha e do flamenco com os ritmos modales do norte da África.

Estreia Nacional


6 de Agosto

ORCHESTRA POPOLARE ITALIANA Itália

A Orchestra Popolare Italiana (OPI), dirigida por Ambrogio Sparagna, é promovida por uma das mais importantes instituições musicais de Itália, o Auditorium Parco della Musica de Roma. O seu repertório inspira-se nas diferentes tradições musicais das regiões da Itália, utilizando para este efeito os instrumentos do riquíssimo património cultural da música popular italiana: acordeão, sanfona, bandolim, flautas dos pastores, “zampogna”, “ciaramella”, “tamburelli”...

Estreia Nacional


13 de Agosto

LES VOIX DU 7SÓIS Mediterrâneo

Esta produção original conta com a participação de 7 prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais enraizadas nos países da Rede Sete Sóis Sete Luas - da Andaluzia, do mundo árabe, de Israel, de Portugal e da Itália, e com a direcção musical a cargo do multi instrumentista Stefano Saletti. O repertório de “Les Voix du 7Sóis” harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos já editados, nos diversos países. Um longo e fascinante percurso, que visita a música popular portuguesa, a bulerie flamenca”, os ritmos do sul da Itália, as melodias árabe -andaluzas, os temas sefarditas.

Estreia Nacional


20 de Agosto

MARIA DEL MAR Andaluzia, Cádi

Maria Del Mar é uma das cantoras de maior talento do novo flamenco da cidade de Cádiz, no sul da Andaluzia. Durante 6 meses fez parte da companhia de Joaquín Cortés, dando concertos em todo o mundo, e logo a seguir entra na companhia de Paco Peña, colaborando com grandes figuras do flamenco como António Canales, Cármen Cortés, Juan Villar, Rafael Aguilar...

Estreia Nacional


27 de Agosto

ROCIO MÁRQUEZ Andaluzia, Huelva

Rocio Márquez, de 25 anos, é a estrela do Sul, é a nova voz flamenca da Andaluzia nos seus quatro pontos cardeais. “Quando fecha os seus magníficos olhos, Rocio traz virtuosismos de voz, inspirados no duende que enche de beleza e frescura o espaço do concerto”. Participou em diversos programas de televisão (CanalSur) e festivais de flamenco, ganhando diferentes prémios nas mais importantes “peñas” e “tablaos” flamencos. Em Agosto de 2008 Rocio Marquez ganha a “Lampara Minera” do Festival Internacional do “Cante de las Minas”, o mais importante prémio do flamenco a nível internacional.

Estreia Nacional


3 de Setembro

KRISTI STASSINOPOULOU Grécia

Cantora e escritora, Kristi Stassinopoulou é uma das personalidades mais activas da cena musical underground de Atenas dos últimos anos, conseguindo também uma grande repercussão internacional no circuito da World Music. Kristi propõe uma original fusão de ritmos e sons tradicionais da Grécia com as linhas vocais bizantinas, a música rebetika e a electrónica. Os textos poéticos evocam a mitologia primária e paisagens imaginárias, recebendo críticas muito positivas em todo o mundo, chegando a ser comparada a cantoras como Bjork ou Patti Smith.

Estreia Nacional






Fábrica da Pólvora

Estrada das Fontaínhas

2745-615 Barcarena

t. 21 097 74 22 / 3 / 4 | 21 440 87 96

fabricadapolvora@@cm-oeiras.pt

website [ aqui ]



Acessos:

Linha de Sintra / Estação de Tercena / Barcarena ( 20 minutos a pé )

Linha de Sintra / Estação Queluz / Massamá ( autocarro 117 > Caxias )

Linha de Cascais / Estação Caxias ( autocarro 117 > Queluz / Massamá )

Autocarro 101 - Lisboa Colégio Militar > Tercena

A5 Lisboa / Cascais saída Queijas > Barcarena

IC19 ( Lisboa / Sintra ) saída Tercena > Barcarena

GPS 9º 17' 3,8'' W 38º 44' 27,4'' N



fotografia da Fábrica da Pólvora do sítio internet Momentos que guardo... [ aqui ] a quem agradecemos.


Sem comentários: