Imagem e memória da gravura europeia
III Colóquio de Artes Decorativas
19, 20 e 21 Novembro 2009
Salão Nobre do Museu de Artes Decorativas Portuguesas
da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Da nossa associada Dra. Ana Paula Correia, coordenadora deste Colóquio, recebemos via email:
Caros amigos, colegas, alunos, investigadores, professores...
Junto envio a informação relativa ao III Colóquio de Artes Decorativas - ESAD / FRESS, consagrado, este ano, à Iconografia e Fontes de Inspiração nas Artes Decorativas Portuguesas. Em anexo vai o cartaz, o folheto com o programa e a ficha de inscrição.
A todos agradeço a boa divulgação deste encontro.
Com os meus cumprimentos
Ana Paula Rebelo Correia
Coordenadora do Colóquio
clique para ampliar
A Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, e o Centro de Estudos de Artes Decorativas ESAD-FRESS / IHA-UNL organizam, nos dias 19, 20 e 21 de Novembro, o III Colóquio de Artes Decorativas dedicado ao tema “Artes Decorativas Portuguesas: Iconografia e fontes de Inspiração. Imagem e memória da gravura europeia”.
Este Colóquio, o primeiro em Portugal totalmente consagrado à Iconografia nas Artes Decorativas, reúne 30 conferencistas que apresentarão comunicações em áreas diversas ligadas às Artes Decorativas Portuguesas, ao seu imaginário e fontes de inspiração.
Abordando áreas como o azulejo, o estuque, os têxteis, a ourivesaria, a pintura mural, a talha dourada, entre outras, o Colóquio destina-se a todos os que se interessam pelo estudo da imagem nas Artes Decorativas, especialistas, estudantes, curiosos, amadores de arte, etc.
As Artes Decorativas Portuguesas traduzem uma vivência de aculturação que traz até nós influências vindas de África, da América e do Oriente. Simultaneamente, o seu imaginário está profundamente ligado a uma cultura visual marcada pela circulação da gravura europeia, que constitui uma inesgotável fonte de inspiração. A estampa oferece ao artista a base de trabalho para “inventar” espaços narrativos ou criar composições puramente ornamentais. Na síntese de todas estas influências, na assimilação de novos materiais e iconografias, na colaboração entre artistas de vários horizontes, na fantasia da aplicação de imagens gravadas aos mais diversos suportes e escalas, as Artes Decorativas Portuguesas revelam uma inegável criatividade e originalidade.
Este tema, ainda pouco estudado, tem suscitado, nos últimos anos, investigações do maior interesse que, pela primeira vez, são apresentadas num encontro de especialistas. É, sem dúvida alguma, um Colóquio a não perder.
Isabel Mendonça – Presidente do Colóquio
Ana Paula Rebelo Correia – Coordenadora do Colóquio
clique para ampliar
Mais informações e ficha de inscrição aqui.
Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva
Largo das Portas do Sol, 2
1100-411 Lisboa
21 888 19 91 / 21 881 46 00
Sem comentários:
Enviar um comentário