Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Escola-Museu Salgueiro Maia


Recebemos do Museu Municipal de Coruche, na Newsletter n.º 10 - Outubro de 2009, via email:


Escola-Museu Salgueiro Maia


Fernando Salgueiro Maia, tendo iniciado, na década de 50 do século XX, o seu percurso escolar em S. Torcato, foi recentemente homenageado com a abertura do primeiro núcleo museológico do MMC: a Escola-Museu Salgueiro Maia, espaço que propõe ao visitante um regresso aos tempos de escola e aos mais novos uma viagem à escola que seria dos pais e avós.

O projecto, que inclui a requalificação do edifício da antiga escola primária de S. Torcato, um edifício de 1960, inserido no Plano dos Centenários, procura retratar uma sala de aula desse período, bem como traçar a história da Educação desde o final da Monarquia Constitucional, passando pela 1.ª República, o Estado Novo e subsequentemente o período democrático do pós 25 de Abril, onde o Capitão Salgueiro Maia foi uma das figuras centrais.

A visita ao espaço deverá ser precedida de marcação no Museu Municipal.


A Escola-Museu Salgueiro Maia foi inaugurada em 5 de Outubro, o que noticiámos aqui.


imagem tirada da newslettter.


Sem comentários: