Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Eneida Marta apresenta "Nha Sunhu" em Lisboa



"Nha Sunhu"
[ concerto ]

formação: 
Eneida Marta [ voz e percussões ] Juvenal Cabral [ baixo e direcção musical ] Ibrahim Magalissa [ Kora ]
Cyro Bertinni [ piano, acordeão, guitarra ] Tony Bat [ bateria não convencional ]

29 Maio 2015, 21h30
Culturgest, Lisboa

- - - - -




ENEIDA MARTA | CULTURGEST | 29 MAIO
bilhetes http://ticketline.sapo.pt/evento/eneida-marta-concerto-de-apresentacao-nha-10185

Eneida Marta prepara-se para subir ao palco do Grande Auditório da Culturgest - Fundação CGD para apresentar "Nha Sunhu", o seu mais recente e extraordinário trabalho.

Basta ouvir, no arranque de "Nha Sunhu", a voz que canta “Ó África, ó tabanka, ó povo” para se perceber que Eneida Marta é uma artista especial, que a sua alma possui uma profundidade invulgar e que o seu timbre distinto pode equilibrar lamento e esperança na mesma palavra, no mesmo sopro.

”Kabalindade” (Maldade), um dos temas que integra este novo trabalho, faz parte da banda sonora do novo filme “Espinho da Rosa”, do realizador guineense Filipe Henriques, seleccionado oficialmente para estrear, a nível mundial, na edição do Fantasporto de 2014.

Não é difícil apaixonarmo-nos por "Nha Sunhu" e pela voz de Eneida Marta. Para isso basta apanhá-la em palco e testemunhar de perto toda a intensidade, entrega e espiritualidade da sua música.

Esta cantora guineense nasceu em Bissau há 42 anos, pouco antes da antiga colónia portuguesa declarar a sua independência. Uma altura auspiciosa, portanto. E faz, por isso mesmo, sentido que Eneida Marta cante a liberdade, o amor, as coisas realmente importantes da vida. E a verdade é que Eneida, nascida numa família de fortes inclinações artísticas, sempre cantou, desde menina. E desde aí construiu uma carreira recheada de conquistas, com discos aplaudidos, atenção generosa de editoras internacionais como a Putumayo Music, prémios de crítica e muitos aplausos em palcos da Europa aos Estados Unidos.

Hoje, Eneida é embaixadora da UNICEF, desenvolve um meritório trabalho social com as crianças da Guiné, mas é sobretudo um símbolo: da força de um povo, da determinação de quem coloca a arte acima de tudo. Em palco, Eneida é uma rainha, uma guerreira, uma mulher apaixonada e apaixonante.

Kabalindade https://www.youtube.com/watch?v=UUgRVZQ5L5A

fonte UGURU

- - - - -

Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest
[ Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos ]
Rua Arco do Cego, Piso 1, 1000-300 Lisboa
t. 21 790 51 55 / 21 790 54 54 / f. 21 848 39 09
metro - Campo Pequeno / autocarros - 7, 21, 22, 35, 36,
40, 44, 45, 49, 54, 56, 83, 90, 91, 727, 732, 738 e 767
38º 44’ 27.14” N
9º 8’ 34.23” W

fotografia de abertura - a capa do álbum «Nha Sunhu» de Eneida Marta, do sítio internet UGURU a quem agradecemos.
fotografia da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest [ Lisboa ] do sítio internet Artistlevel.org Online Art Community a quem agradecemos.

Sem comentários: