Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

terça-feira, 26 de maio de 2015

Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindico” em Oeiras



Concurso Internacional de Vinhos
“La Selezione del Sindico”
[ concurso ]
29 a 31 Maio, 5, 6 e 7 de Junho e primeiros dez dias de Julho 2015
Palácio Marquês de Pombal, Oeiras

- - - - -













Um acontecimento de prestígio na nossa vila de Oeiras (dias 5 a 7 de Junho de 2015)!
:)


Enólogos, técnicos do vinho, provadores, sommeliers e jornalistas da especialidade de várias nacionalidades, num total de cerca de uma centena de pessoas, estarão em Oeiras de 29 a 31 de Maio na XIV edição do prestigiado Concurso Internacional “LA SELEZIONE DEL SINDACO” o qual se realiza pela 1ª vez fora de Itália. Dentro do mundo dos concursos de vinhos, o “Selezione del Sindaco” ou a “Selecção do Presidente da Câmara” é o único concurso que prevê a participação conjunta de produtores e de municípios onde os vinhedos estão localizados, sendo que a participação é limitada a vinhos de qualidade (DOCG, DOC, IGT).
Por sugestão da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), escolhida para receber este certame pelas entidades que tradicionalmente o organizam – RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho) e Associação Nacional “Cittá del Vino”, recaiu no Município de Oeiras a responsabilidade de acolher as provas principais do Concurso.
Determinantes para tal escolha foram a centralidade de Oeiras e a beleza do Palácio Marquês de Pombal, local onde decorrerá este certame. E decisivo terá sido o facto do Município de Oeiras ter sido agraciado na edição de 2012 com a Grande Medalha de Ouro no “Selezione del Sindaco”.
Três outros objectivos deste concurso são o reconhecimento dos vinhos espumantes mais característicos provenientes das diferentes regiões europeias; a valorização dos vinhos ecológicos/biológicos e o apoio a dar aos Presidentes dos Municípios com vocação vitivinícola no seu papel de líderes do desenvolvimento económico local.
Destaque, nesta edição do “Sindaco”, para o “país convidado” – Brasil – e para uma programação que inclui um conjunto de actividades, tais como a realização de um Concurso de Rótulos, de um concurso de fotografia “A Melhor Paisagem” e de um outro sobre “A Melhor Adega”.
Haverá ainda lugar para uma exposição de rolhas e para um simpósio sobre a importância da cortiça na indústria vinícola, no âmbito da “FICOR 2015”, em Coruche. Ainda em Oeiras, será organizada uma “Festa de Vinhos Europeus” nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2015.
Por último, saliente-se que a cerimónia de atribuição dos prémios do presente concurso decorrerá nos primeiros dez dias do próximo mês de Julho integrada na programação da Exposição Universal de Milão.

PROMOTORES
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES DO VINHO, CONFRARIA ENÓFILA DO VINHO CARCAVELOS, COMISSÃO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA, ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL, CÂMARAS MUNICIPAIS DE OEIRAS, PALMELA E CORUCHE, VINHOS ERMELINDA FREITAS, FEDERAÇÃO PORTUGUESA DAS CONFRARIAS BÁQUICAS E CEUCO – CONSELHO EUROPEU DE CONFRARIAS ENO-GASTRONÓMICAS.

fonte Vinho de Carcavelos - Carcavelos Wine via Cristina Gonçalves

- - - - -

Palácio Marquês de Pombal
Largo Marquês de Pombal , 2784-540 Oeiras
t. 214 408 781 / website
38° 41' 33.29" N
9° 18' 52.69" W

fotografia do Palácio Marquês de Pombal [ fotografia datada 02-09-2006 ] © josé antónio • comunicação visual reprodução proibida.

Sem comentários: