Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mais de 500 marcas judaicas identificadas no concelho de Seia




Mais de 500 marcas judaicas
identificadas no concelho de Seia
[ história / religião ]
Seia

- - - - -

Estudo identifica mais de 500 marcas judaicas no concelho de Seia

Um estudo sobre a presença judaica em todas as aldeias do concelho de Seia, que ficará concluído dentro de quinze dias, já permitiu identificar «mais de 500 marcas», disse hoje à agência Lusa um dos investigadores.
O estudo está a ser realizado por Alberto Martinho, professor universitário e empresário, por José Levy Domingos, historiador, jornalista, judeu membro da Comunidade Judaica Portuguesa e fundador da Associação de Amizade Portugal-Israel, e por Luiza Metzker Lyra, estudiosa e investigadora da presença judaica no interior do país.
Alberto Martinho disse que o estudo «abrange todas as aldeias do concelho de Seia» e consiste no levantamento dos testemunhos e inscrições atribuídos aos judeus e cristãos-novos, com o objetivo de valorizar aquele património «em termos culturais, sociais e turísticos».


Fonte: Diário Digital

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

saiba mais em RTP e em Público

planta do concelho de Seia

fotografia de abertura - a Estrela de David [ em hebraico: מגן דוד, transliteração. Magen David ] um conhecido signo do Judaísmo - do sítio internet July Silver - em busca de um mundo melhor a quem agradecemos.
fotografía da planta do concelho de Seia do sítio internet Museu da Electricidade a quem agradecemos.

Sem comentários: