Seja BEM-VINDO ao blogue da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.
Aqui encontrará informação regular e atempada sobre as actividades e eventos, realizados e a realizar, da nossa/sua Associação, assim como outros eventos relacionados com Oeiras, a sua história, o seu património, a sua herança cultural, e a sua envolvente. Neste último sentido, referimos também eventos culturais realizados por outras entidades e instituições noutras localidades.
Contamos com a sua presença regular neste espaço. Contamos CONSIGO!
VOLTE SEMPRE!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Manuscritos do Mar Morto disponíveis online




Manuscritos do Mar Morto
disponíveis online
[ história ]
Internet

- - - - -

Manuscritos do Mar Morto disponíveis online


Manuscritos do Mar Morto já estão disponíveis online, através de uma colaboração entre a Google e a Autoridade de Antiguidades de Israel. No total, são mais de cinco mil os documentos e imagens disponíveis em alta resolução desde esta terça-feira, à distância de um clique.
Entre os manuscritos encontram-se fragmentos dos mais antigos pergaminhos bíblicos do Antigo Testamento, entre os quais  os referentes aos Dez Mandamentos, aos Salmos, ao Livro de Isaías e aos textos apócrifos. Existe ainda um capítulo do Génesis, datado do I século a.C.
Os
 
Manuscritos do Mar Morto incluem as versões mais antigas da Bíblia hebraica e outros textos apócrifos e livros de regras da seita que os compilou, os essénios. Desde que foram encontrados, apenas um reduzido número de investigadores podia consultá-los, o que, ao longo dos anos, tem gerado  controvérsia. Foi para fazer frente às críticas e tornar os manuscritos acessíveis a um maior número de pessoas que as autoridades israelitas avançaram com este projecto online.

Fonte: Público
Artigo Completo

Para mais informações:
http://dss.collections.imj.org.il/

fonte Pportodosmuseus

- - - - -

Sobre o Mar Morto veja em Infopédia, em Sua Pesquisa - Portal de Pesquisas Temáticas, em Wikipédia, e em New7Wonders of Nature

fotografia de abertura - um panorama do Mar Morto - do sítio internet Fatos, Relatos & Retratos, a quem agradecemos.

Sem comentários: